• Carregando...
. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento por e-mail | Jonathan Campos/Gazeta do Povo/
. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento por e-mail| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/

A partir deste fim de semana (11 e 12 de fevereiro) estão abertas as visitas públicas aos Mananciais da Serra, no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O atrativo fica em área de mata atlântica protegida por lei e é aberta ao público em alguns dias do ano.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O local é conhecido pela paisagem exuberante, mas também tem muita história. Nos Mananciais da Serra é possível conhecer a Barragem do Cayuguava e o conjunto dos 17 reservatórios de água que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Reservatório do Carvalho é o principal deles e foi o primeiro construído para abastecimento público de Curitiba.

Durante o percurso da área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Podem ser realizados passeios a pé ou de bicicleta.

As visitas são gratuitas, com início às 8h30. O último horário para entrada é 16 horas, e às 17h30 os passeios são encerrados. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento pelos e-mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O Programa de Visitas é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

A recomendação é para que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), não deixe lixo no local, não recolha plantas ou animais. É aconselhável levar água e é proibida a entrada de animais.

Serviço

Em 2017, as datas para visitação pública serão nos dias: 11 e 12 de fevereiro, 11 e 12 de março, 8 e 9 de abril, 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro, e 9 e 10 de dezembro.

Endereço: Estrada da Barragem, s/n, Piraquara (PR). Telefone: (41) 3673-3310.

Fonte: SaneparDivulgação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]