Moradores vizinhos ao Wal-Mart do bairro Jardim das Américas, em Curitiba, reclamam desde o ano passado do barulho causado pelo gerador do supermercado. Reportagem da Gazeta do Povo desta quinta-feira mostra que a prefeitura de Curitiba já determinou a diminuição do barulho, mas deu novo prazo para que o supermercado promova as alterações necessárias.
O prazo dado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a diminuição dos ruídos, vencido há uma semana, foi prorrogado por mais um mês, até o próximo dia 30. Uma medição acústica no local, na noite de 3 de agosto, constatou que o gerador do estabelecimento emite 69 decibéis, enquanto o limite estabelecido pela legislação municipal é de 60 decibéis na região.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ruído próximo a 70 decibéis pode acarretar desgaste do organismo, aumentando riscos de enfarte, derrame cerebral, infecções e hipertensão arterial.
Os moradores da região já fizeram abaixo-assinado, prestaram queixas à prefeitura e ameaçam ingressar com uma ação popular no Ministério Público.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece que só no dia 3 de agosto conseguiu constatar que o ruído estava acima do permitido, caracterizando poluição sonora. Também explica que o prazo ao Wal-Mart foi estendido devido à necessidade de construção de uma "obra especial", que irá levar tempo para ser concluída. E alerta que o supermercado corre o risco de perder a licença de funcionamento caso não cumpra o prazo.
O Wal-Mart informou, em nota, que está tomando providências para sanar a situação. A prorrogação de um mês teria sido solicitada para adequação do projeto da obra e instalação dos equipamentos necessários.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (exclusivo para assinantes)
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Dino rejeita pedido do governo para flexibilizar repasses das emendas parlamentares
Eduardo Bolsonaro surge como 'Plano B' para 2026, mas divide opinião no PL
José Dirceu está de volta com uma missão: salvar a pele de Lula em 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião