• Carregando...
Festa do Dia das Crianças do projeto Move Vidas, na Caximba | Reprodução/Facebook
Festa do Dia das Crianças do projeto Move Vidas, na Caximba| Foto: Reprodução/Facebook

Um grupo de voluntários de Curitiba está se mobilizando para fazer uma festa de Natal para 1,8 mil famílias que vivem em uma comunidade do bairro Caximba. A iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos e doces para a alegrar as crianças e suas famílias. A ação faz parte do projeto Move Vidas, que atua naquela região.

A entrega das doações na Caximba será no próximo sábado (17), às 14 horas. Quem se interessar, pode colaborar com doações ou ajudando no dia evento. O contato pode ser feito pela página do evento no Facebook, Natal na Caximba, ou ainda na página do projeto Move Vidas . O grupo também conta uma “vaquinha online” para ajudar a custear as despesas da festa.

A comunidade Abraão, na Caximba, que receberá a festa de Natal, é formada por ocupações. No local, não há infraestrutura como rede de esgoto, asfalto e coleta de lixo, nem equipamentos como escola e posto de saúde.

Confira também outras ações solidárias que antecedem o Natal e seguem em busca de apoiadores em Curitiba:

Refugiados e imigrantes

A campanha da Associação para a Solidariedade aos Haitianos do Brasil (ASHBRA) arrecada brinquedos, fraldas, cobertores, roupas e alimentos não perecíveis para refugiados e migrantes que vivem em Curitiba. As entregas podem ser feitas até o dia 14 de dezembro na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), na Rua Vicente Machado, 84, ou ainda, até o dia 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba – Rua do Rosário, 160. Nesta data, haverá uma festa de Natal para as crianças atendidas pela associação a partir das 13h30. O objetivo do evento é promover uma confraternização entre povos.

Amigos do Noel

Cerca de 300 crianças do Sítio Cercado devem ser atendidas, no próximo dia 17 de dezembro, por integrantes do grupo Amigos do Noel. Cerca de 30 voluntários se uniram neste ano para ajudar a comunidade e já arrecadaram aproximadamente 800 brinquedos. “Além de entregar os presentes, vamos oferecer brincadeiras para as crianças, como cama elástica, tobogã inflável e pintura no rosto”, explica um dos envolvidos com a iniciativa, o vendedor Wildemar Tavares. Quem quiser participar com doações deve entrar em contato pelo e-mail vendas_tavares@hotmail.com.

População de rua

Os amigos que compõem o grupo Rango de Rua estão organizando uma ceia para moradores de rua nas duas sextas-feiras que antecedem o Natal e ano-novo – dias 23 e 30 de dezembro. “Já fazemos esse trabalho semanalmente, mas agora vamos oferecer um cardápio mais elaborado e um panetone para cada pessoa atendida”, explica o voluntário Fernando Pizzatto.

Segundo ele, há várias formas dos interessados ajudarem. Além das doações de alimentos ou dinheiro para as compras, é possível participar do preparo da comida, montagem das marmitas e entrega das refeições pela cidade. “Durante o trabalho, buscamos conversar com os moradores, ajudá-los a sair dessa condição e orientar como ir atrás de documentação para eles”, comenta.

Cerca de 170 pessoas devem ser atendidas com as refeições na região central. O contato com o grupo pode ser feito pela página do Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]