• Carregando...
 | Débora Mariotto Alves/Especial para a Gazeta do Povo
| Foto: Débora Mariotto Alves/Especial para a Gazeta do Povo

A Baía de Antonina, ponto turístico da cidade histórica no Litoral do Paraná, recebeu na manhã deste domingo (20) uma iniciativa popular para limpeza das águas. Um grupo de praticantes do caiaque, unido a barqueiros e outros cidadãos, decidiu recolher o lixo que é jogado no mar. A ação foi em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Os trabalhos iniciaram às 7h30, quando a maré estava alta e facilitou o deslocamento dos voluntários pela baía. “O ponto de partida é o trapiche, mas tem gente na Pita e no Portinho”, contou um dos organizadores do evento, Marcos Cristovam Lopes de Paula, da ONG Centro de Ecoeficiência do Litoral do Paraná (Celip).

As atividades de limpeza do mar, promovidas pela ONG, começaram em 2008. O grupo Viva + Antonina de Caiaque e Canoa a remo faz passeios mensais, há seis meses, pela baía. Então, os dois grupos resolveram unir forças para intensificar as ações de limpeza. “É um passeio-limpeza”, classificou Enzo Nicastro, do grupo Viva + Antonina. “Faz 25 anos que eu pratico o caiaque e sempre que posso recolho alguma coisa. Me deixa aborrecido o cartão postal da cidade cheio de lixo”, relata o marceneiro Leo Marcio Fary que já encontrou até uma cama box nas águas antoninenses.

O lixo reciclável foi deixado no trapiche, onde cooperativas de catadores faziam o recolhimento para reutilização. Já os materiais orgânicos foram entregues ao caminhão da coleta de lixo do município.

A prefeitura de Antonina cedeu sacos de lixo, luvas e combustível para os barcos que faziam a coleta.

Cada voluntário se inscreveu doando um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]