• Carregando...
Helio Wirbiski (PPS) | Anderson Tozato/CMC
Helio Wirbiski (PPS)| Foto: Anderson Tozato/CMC

Opinião

Você costuma enfrentar filas nos cartórios?

Envie sua opinião para notaspoliticas@gazetadopovo.com.br.

  • Dilma Rousseff, presidente da República

Projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba pretende estabelecer um limite máximo de 20 minutos para atendimentos em cartórios públicos da cidade. A intenção do autor do projeto, o vereador Helio Wirbiski (PPS, foto), é de que os serviços prestados nesses locais sejam acelerados, evitando as filas. No texto da proposta, Wirbiski afirma que cabe apreciação do projeto na Câmara, uma vez que é competência do município legislar sobre assuntos de interesse local. O vereador conta que levou o projeto à Casa por causa de reclamações que já recebeu sobre o caso.

Aliás...

Presidente da Anoreg-PR, entidade que representa os cartórios, Angelo Volpi Neto diz que concorda com a ideia do projeto, ainda que tenha dúvida sobre a competência da Câmara de Curitiba para deliberar sobre o assunto. O Procon-PR vê a proposta como "algo positivo" para a sociedade. "É importante não submeter o consumidor a um tempo de espera que fuja do razoável", declara Claudia Francisca Silvano, diretora do órgão.

Marcando território

Pré-candidata ao governo do Paraná, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), reuniu-se ontem, em Brasília, com os deputados federais do PMDB para discutir a eleição de 2014. A eles, a petista garantiu que disputará o pleito do ano que vem contra o governador Beto Richa (PSDB) e argumentou que uma coligação com o tucano não é o caminho natural do PMDB, aliado de Dilma Rousseff. Tida como fiel da balança na disputa estadual, a legenda está dividida entre a candidatura própria e alianças com PT ou PSDB.

Sem imaginação

Durante entrevista coletiva para anunciar um pacote com medidas para conter a violência nos estádios, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, brincou com o fato de o microfone em que os repórteres fariam as perguntas não estar funcionando. Escaldado pelas críticas à organização da Copa, Rebelo não deixou que os jornalistas fizessem perguntas sem o aparelho. "Cadê o microfone? Se não der logo eles já vão começar com o ‘imagina na Copa’."

Luto

Faleceu ontem, em Curitiba, a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Denise Arruda. Ela morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Denise foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção Judiciário Paranaense. Também foi a quarta a chegar ao STJ.

Falecimento

O ex-vereador da Câmara Municipal de Curitiba Gilberto Felipe Daher faleceu ontem no Hospital Santa Casa, na capital. Engenheiro Civil por formação, Daher, que tinha 62 anos, morreu em decorrência de problemas cardíacos. Ele foi parlamentar entre 1987 e 1988.

O número

R$ 11,5 milhões é quanto poderá custar à Câmara dos Deputados, em 2014, a contratação de assessores aos dois novos partidos, o Pros e o Solidariedade. A proposta de criação de 94 cargos deverá ser votada na semana que vem.

Pinga-fogo

"Eu, que experimentei a tortura, sei o que ela significa de desrespeito à mais elementar condição de humanidade de uma pessoa. Estamos determinados a mudar este quadro."

Dilma Rousseff, presidente da República, em discurso na 19.ª edição do Prêmio de Direitos Humanos.

Colaboraram: André Gonçalves, Angieli Maros, Bruna Maestri Walter e Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]