• Carregando...

A provável candidatura da senadora Marina Silva (PV-AP) à Presidência da República, no ano que vem, deve forçar o debate ambiental na campanha. Sabendo disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tratou de encomendar, com urgência, um "PAC do meio ambiente". Ele pretende apresentar um plano de desenvolvimento sustentável, centrado na Amazônia, o mais rápido possível. A intenção é associar a ministra da Casa Civil e futura candidata do PT, Dilma Rousseff, à proteção do meio ambiente. Dilma, que já é chamada de mãe do PAC pelos aliados, poderá apresentar mais um filhote no embate eleitoral de 2010.

A pergunta

O governo federal vai insistir para que o Congresso aprove a "nova CPMF", a Contribuição Social para a Saúde (CSS)?

Apesar dos apelos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a própria base aliada não vê com bons olhos o projeto. Para o senador Delcídio Amaral (PT-MS), o assunto "é só desgaste". Além disso, pegou mal a informação de que, até agora, o Ministério da Saúde só executou 4,29% da verba prevista para investimentos no ano. Para governistas e oposição, não há como reclamar de falta de recursos.

O trem da alegria vem aí

A votação da PEC 336/09, que aumenta o número de vereadores no Brasil, deve ser colocada em primeira votação amanhã, em sessão extraordinária na Câmara. A proposta amplia de três para 24 as faixas de distribuição do número de vereadores que os municípios podem ter. Na prática, a aprovação do texto significará a criação de quase 8 mil vagas nas câmaras municipais.

Feriado para uns...

O governo estadual não tinha conseguido, até o início da noite de ontem, reverter a decisão judicial que assegurou aos funcionários curitibanos de nove estatais paranaenses o direito de gozar o feriado municipal de hoje, Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Assim, os servidores da Copel, Emater, Sanepar, Cohapar, Ceasa, Claspar, Mineropar, Tecpar e Codapar podem curtir o feriado prolongado.

... Trabalho para outros

Já os demais funcionários públicos estaduais devem cumprir expediente normal hoje. Eles também tentaram garantir a tradicional folga, mas não obtiveram sucesso. "Vamos comparecer, mas provavelmente teremos pouco o que fazer", disse a coordenadora do SindSaúde (sindicato dos profissionais da saúde), Elaine Rodella. Segundo ela, será exigido o pagamento de hora extra.

Filma eu

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), possível candidato ao governo no ano que vem, começou a aparecer mais na TV Educativa. Nesse feriado de Sete de Setembro, ele fez um longo comentário sobre o pré-sal. O peemedebista defendeu a divisão dos recursos para todo o país, em vez do favorecimento a apenas alguns estados.

Contraponto

Ontem, no desfile de Sete de Setembro em Brasília, o presidente Lula provavelmente usou uma réplica da faixa presidencial. A observação foi feita pelo historiador Jair Elias dos Santos, de Campo Mourão, interior do Paraná. O que chamou a atenção dele foram o tecido brilhante e o brasão da República, totalmente colorido. A faixa tradicional, utilizada por Lula nas duas posses, é fosca, e o brasão, todo dourado.

Pinga-Fogo

"Se Curitiba para, para o estado inteiro. Ora, vocês imaginem se em cada feriado municipal, e são 399 municípios no Paraná, o estado parasse, nós simplesmente não trabalharíamos mais."

Do governador Roberto Requião (PMDB), sobre a decisão de cancelar a folga aos servidores estaduais que trabalham em Curitiba, no feriado do Dia da Padroeira do município. Ele convocou todo o primeiro escalão a comparecer à reunião semanal de governo, hoje de manhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]