• Carregando...

Cinquenta e quatro servidores foram nomeados para atuar na Defensoria Pública do Paraná. São nove assistentes técnicos e 45 profissionais de diversas áreas (contador, jornalista, assistente jurídico, secretário executivo, entre outros). Nenhum deles, porém, é defensor público e, atualmente, somente dez profissionais estão prestando atendimento a população. As nomeações foram assinadas pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (22).

Esses servidores foram aprovados no concurso público realizado em agosto de 2012 e, nos próximos meses, passarão por curso de gestão pública. A Defensora Pública-Geral, Josiane Bettini Lupion, afirmou à Agência Estadual de Notícias (AEN) - órgão oficial de comunicação do Governo do Paraná – que outros candidatos aprovados no mesmo concurso serão chamados após a posse de 104 defensores públicos, o que deve ocorrer em maio. As listas com os nomes dos servidores nomeados podem ser consultados na AEN.

Falta de defensores públicos no estado

As nomeações desta sexta-feira não incluíram defensores públicos. Reportagem publicada pela Gazeta do Povo, em 14 de março, mostrou que o Paraná tem 1% do total de defensores que é recomendado.

De acordo com estudo da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), seriam necessários, pelos menos, 844 profissionais para atingir o número de um defensor para cada 10 mil pessoas com renda mensal de até três salários mínimos. Essa parcela de população seria priorizada por não ter condições de pagar um advogado.

A previsão do governo do Paraná é de que, em maio, 104 defensores serão empossados. Nesse momento, a porcentagem chegará a 13% do total recomendado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]