• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (2), durante inauguração da unidade industrial da Case New Holand (CNH) da Fiat, em Sorocaba (SP), ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do governador de São Paulo, José Serra, que "a arte da boa governança é fazer o óbvio", complementando que política é a única coisa que não se aprende na faculdade. Ele disse ainda que seu sentimento em relação à nova unidade da Fiat é como o "nascimento de uma criança".

"Essa é uma data memorável, porque estamos inaugurando uma fábrica que estava fechada, e uma fábrica fechada não serve nem para gente mostrar em fotografia, porque significa falta de desenvolvimento. Estamos inaugurando essa fábrica que ficou fechada quatro anos e ao inaugurá-la queria que vocês trabalhadores e investidores tivessem clareza que inaugurar uma fábrica como essa é mesma sensação do sentimento do nascimento da criança", discursou.

"Se não cuidarmos, da mesma forma que abriu, fecha", afirmou, defendendo a manutenção das iniciativas do governo de crescimento do mercado consumidor interno e das exportações.

Otimista

Lula disse que o Brasil tem uma oportunidade histórica de se "tornar uma grande nação".

"Sou um otimista incorrigível. Sou tão otimista que sou corintiano. Estou convencido que estamos vivendo momento ímpar na história do país. Temos a chance de nos tornarmos uma grande nação depois de décadas perdidas", disse.

Lula usou o recente confronto entre Corinthians e Santos para criticar, indiretamente, a gestão tucana no governo federal. "O governo estava naquela época como o Corinthians está hoje: pesado", disse Lula. Ele fez a comparação para defender seu ponto de vista de que faltava aos administradores simplificar processos de gestão que facilitassem o crescimento.

Lula lembrou que, dois meses após a sua posse, tomou a decisão de ampliar o volume de crédito, que na época era de R$ 381 bilhões. "Isso era para ter sido feito há muito tempo", disse.

Lula também destacou a decisão de criar o programa Minha Casa Minha Vida. E justamente ao avaliar as condições de operação da Caixa Econômica Federal no financiamento de moradia é que avaliou que o banco estava atrofiado, com pouca participação no segmento, e usou a metáfora do futebol. "Era preciso fazer com que o Brasil se redescobrisse".

Datafolha

Serra e Dilma se encontraram pela primeira vez após a divulgação da pesquisa Datafolha, que mostra a redução da vantagem do tucano na corrida pré-eleitoral. Em discursos feitos antes de Lula, os prováveis candidatos à presidência não comentaram as pesquisas mas confrontaram realizações dos governos estadual e federal no incentivo à indústria e economia.

Serra destacou iniciativas estaduais relacionadas ao incentivo do setor agrícola, tais como os programas Pró-Trator, Modernização de Frota. Ele também ressaltou investimentos diretos na ordem de 117 milhões oriundos de ICMS que serão usados no financiamento do novo complexo industrial e investimentos indiretos na cidade de Sorocaba.

Ao avaliar as condições que permitiram a fábrica ser reaberta e modernizada, Dilma destacou as ações do governo federal na diminuição dos efeitos da crise internacional e também listou programas federais, como o PAC e o Mais Alimentos. "Sem sombra de dúvida, há um conjunto de políticas que permitem esse momento especial", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]