• Carregando...
 |
| Foto:

Interatividade

Opine

Como você avalia os discursos dos presidenciáveis em temas como privatizações, inflação, segurança, imprensa, Petrobras e Bolsa Família? Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Aliança

PMDB deve confirmar apoio ao PT, apesar de dissidência

O PMDB deverá confirmar amanhã sua aliança com o PT na disputa à Presidência, mas ao menos 20% dos peemedebistas com direito a voto na convenção nacional prometem se rebelar contra o apoio a Dilma Rousseff. As dissidências só não serão maiores porque o ex-presidente Lula e o vice-presidente Michel Temer, que também é presidente de honra do PMDB, entraram em campo para controlar a rebelião. Dilma confirmou presença no final do evento, em que será aclamada pelos integrantes da sigla apenas após ter garantido o apoio.

Ferramenta utilizada historicamente pelos candidatos à Presidência para chegar ao poder, as diferenças ideológicas e de tratamento sobre temas polêmicos é uma das formas que os eleitores utilizam para decidir em quem apostar nas urnas. Porém, apesar de adotarem discursos aparentemente diferentes, os pré-candidatos ao Palácio Alvorada pensam igualmente sobre algumas questões administrativas.

INFOGRÁFICO: Confira os discursos dos presidenciáveis sobre algumas áreas e em quais temas polêmicos os pré-candidatos têm se distanciado e se aproximado

Segundo o especialista em oratória Alcides Schotten, os argumentos utilizados pela atual presidente Dilma Rousseff (PT) e pelos pré-candidatos Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) ainda são fracos e estão focados no realinhamento da economia. Para ele, durante a campanha, deverão ser discutidos mais profundamente outros temas prioritários, como segurança, educação, habitação e transporte. "Porém, eles ainda demonstram carência de projetos e argumentos para a solução", diz.

Confira, no levantamento ao lado, os discursos dos presidenciáveis sobre algumas áreas e em quais temas polêmicos os pré-candidatos têm se distanciado e se aproximado:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]