• Carregando...

Um acordo de última hora entre os vereadores eleitos de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, decidiu pela eleição da mesa diretora em chapa única. A estratégia tinha como objetivo afastar qualquer risco de ameaça à governabilidade do prefeito eleito Reni Pereira (PSB). José Carlos da Silva (PMN), conhecido como Zé Carlos, assumiu a presidência do Legislativo iguaçuense com quase a unanimidade dos votos: 14 a favor e um em branco.

Presente à sessão solene que lotou o plenário da Câmara Municipal no início da tarde desta terça-feira (1°), Reni Pereira se disse bastante satisfeito com a escolha. Segundo ele, a harmonia entre o Executivo e o Legislativo facilitará a aprovação de projetos em benefício da cidade. "Esta composição nos ajudará principalmente nas reformas que precisamos fazer para a racionalização tanto dos cargos como dos recursos públicos."

Já o vereador Nilton Bobato (PC do B), que votou em branco, discordou do arranjo feito às pressas e afirmou que a comemorada harmonia entre os dois poderes pode na verdade se transformar em submissão do Legislativo ao prefeito. "Deveria haver um equilíbrio maior. Sem isso, o debate político fica prejudicado. Dos 14 vereadores que apoiaram a chapa única, oito são de partidos que não fizeram parte da coligação que elegeu o novo prefeito. Isso tinha que ser respeitado e não foi", apontou.

Reafirmando a intenção de dar suporte à nova administração municipal, Zé Carlos comemorou a vitória e garantiu que apesar da quase unanimidade os parlamentares terão liberdade para votar. "Vamos procurar administrar esta casa de leis de forma democrática, ouvindo todos os vereadores e principalmente a população, sem perder de vista que o papel da Câmara é legislar e fiscalizar os atos do poder Executivo."

Além do novo presidente, compõem o quadro executivo da Câmara os vereadores Paulo César Queiroz (PTN), o Coquinho, como vice-presidente; Dilto Vitorassi (PV), eleito 2º vice-presidente; Anice Gazzaoui (PT), como 1ª secretária, e Paulo Rocha (PSB), escolhido para assumir a segunda secretaria. A primeira sessão ordinária da 16ª legislatura está marcada para o dia 15 de janeiro, às 8h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]