• Carregando...

Em contraposição à crise política por que passou o Distrito Federal no final de 2008 e início de 2009, Agnelo Queiroz (PT) anunciou um "compromisso com a ética" em discurso de posse como governador do Distrito Federal."Meu compromisso é com a ética e com a seriedade com os gastos públicos. Resgatarei o orgulho do povo do Distrito Federal", afirmou.

Ele tomou posse às 11h05 deste sábado (1º) na Câmara Legislativa, ao lado do vice-governador eleito Tadeu Filipelli (PMDB).

Eles foram empossados pelo deputado distrital Patrício (PT), único componente da mesa diretora que se reelegeu nas eleições de 2010.

"Como governador, serei nada mais que sou como homem, filho, marido, pai e como médico", disse ele, parando por alguns segundos, emocionado. Posteriormente, ao falar sobre um dos focos de sua campanha, a área da saúde, Agnelo novamente se emocionou.

A cerimônia, inicialmente programada para as 10h, só começou às 10h45 e foi suspensa já de início para aguardar a chegada do governador - que só chegou às 11h. Anteriormente, às 8h, ele havia assistido a uma missa com a família.

O deputado Patrício, que até 2010 era conhecido por Cabo Patrício, retirou a patente do nome político e é cotado para presidir a Casa no governo de Agnelo.

O auditório aplaudiu quando o governador falou sobre a nova presidente da República. "Tenho certeza de que a presidente Dilma dará atenção especial para o Distrito Federal, que será a partir de agora a casa dela. Vamos fazer com que programas nacionais importantes, como o Minha Casa Minha Vida, deslanchem aqui no Distrito Federal", declarou.O novo governador falou sobre outros desafios de sua gestão, como o desenvolvimento da Secretaria da Micro e Pequena Empresa - secretaria criada seguindo as ideias da presidente eleita Dilma Rousseff de criar, nacionalmente, o Ministério da Micro e Pequena Empresa."Brasília é uma das cidades com maior renda da União, e precisamos fazer com que isso trabalhe a favor da população.

Meu maior desejo é que o DF se torne em um exemplo de civilidade para toda a nação", disse. Mais ao final, enquanto agradecia o apoio da família, Agnelo chorou no momento mais emocionado do discurso.

Ele encerrou a fala agradecendo a confiança dos eleitores do Distrito Federal, após pouco mais de 30 minutos de discurso. "Eu não vou decepcionar", declarou.

No Palácio do Buriti, o atual governador, Rogério Rosso, fez o discurso de despedida e a transmissão de cargo.Do lado de fora do palácio, uma grande estrutura para os populares foi montada. O cerimonial espera receber até 60 mil pessoas para a comemoração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]