• Carregando...

sem pedaladas

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou na noite de segunda-feira (27) que o governo Dilma Rousseff tem de aproveitar a reunião com os governadores para tentar fechar um acordo para a votação da reforma do ICMS. Um dos parlamentares mais envolvidos com o tema no Senado, o petista disse que o encontro não deve servir para que o governo discuta com os chefes de Executivos estaduais as “pedaladas fiscais”. “Não se pode queimar esse cartucho”, disse Pinheiro.

No atual cenário de crise econômica, governadores de oposição sinalizaram nesta terça-feira (28) apoio à posição do governo federal contrária à aprovação pelo Congresso de propostas que possam aumentar os gastos da máquina pública.

Na quinta-feira (30), a presidente Dilma Rousseff (PT) se reunirá com chefes dos Executivos estaduais para pedir que eles convençam suas bancadas no Senado e na Câmara para impedir que as “pautas-bomba” sejam aprovadas.

O Palácio do Planalto tem demonstrado preocupação na aprovação de medidas como a a mudança da correção dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com a queda do veto presidencial em relação ao reajuste salarial do Poder Judiciário.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), a pauta do Congresso Nacional deve ser comum e não pode desencadear desequilíbrios nas contas federais e estaduais.

“Há algumas pautas que impõem despesas e comprometimentos sem previsão de receita, o que tem desencadeado uma série de desequilíbrios. Eu acho que essa pauta deve ser comum, servindo à União e aos estados”, disse.

O tucano lembrou que já foi pedido ao Senado e à Câmara que evitem aprovar despesas estaduais sem a devida previsão de receita.

Em direção parecida, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), lembrou que os governadores de oposição também têm responsabilidade de atuar no atual momento de crise econômica.

“A crise não interessa a ninguém. Nós temos de ser responsáveis o suficiente para entender o quanto isso está prejudicando o país e, consequentemente, todas as unidades da federação, tanto governos de oposição como de situação”, afirmou Richa.

Os governadores tucanos participaram nesta terça-feira (28) da abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, na capital paulista. Ambos irão se reunir com a presidente Dilma –o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também deve estar presente. Segundo ele, os governos estaduais e federal têm o dever, neste momento, de não permitir que a crise corroa o emprego no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]