• Carregando...
A discussão da proposta que cria a Fundação Estatal em Saúde ocorreu em meio a manifestações de trabalhadores da área da saúde, que acompanharam a sessão e chegaram a interrompê-la por algumas vezes | Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta de Notícias
A discussão da proposta que cria a Fundação Estatal em Saúde ocorreu em meio a manifestações de trabalhadores da área da saúde, que acompanharam a sessão e chegaram a interrompê-la por algumas vezes| Foto: Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta de Notícias

Servidores da saúde devem fazer greve

Agora, é definitivo: os servidores estaduais da saúde vão entrar em greve a partir do dia 18 de março. A paralisação já havia sido decidida pela categoria em assembleia realizada no último dia 8, diante da "postura do governo em não atender a nenhuma das 14 reivindicações do funcionalismo". Entre elas, estão o reajuste das gratificações, a revisão das horas extras e a definição de um plano de carreira. A gota d’água para os servidores se deu ontem, com a aprovação dos deputados à criação da Funeas. "Com esse cenário de entrega da saúde pública, não nos resta outra opção. Estamos atuando nos nossos postos de trabalho, apesar da falta de material e de chefias incompetentes nomeadas por questões políticas", criticou Elaine Rodella, diretora do sindicato da categoria.

Veja como votou cada deputado (1ª votação)

A favor (37)

Adelino Ribeiro (PSL), Ademar Traiano (PSDB), Ademir Bier (PMDB), Alceu Maron (PSDB), Alexandre Curi (PMDB), André Bueno (PDT), Artagão Jr. (PMDB), Bernardo Ribas Carli (PSDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Douglas Fabrício (PPS), Dr. Batista (PMN), Duílio Genari (PP), Elio Rusch (DEM), Evandro Jr. (PSDB), Fernando Scanavaca (PDT), Francisco Bührer (PSDB), Gilson de Souza (PSC), Jonas Guimarães (PMDB), Luiz Accorsi (PSDB), Luiz Carlos Martins (PSD), Marla Tureck (PSD), Mauro Moraes (PSDB), Nelson Garcia (PSDB), Nelson Justus (DEM), Ney Leprevost (PSD), Osmar Bertoldi (DEM), Paranhos (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB), Pedro Lupion (DEM), Plauto Miró (DEM), Rasca Rodrigues (PV), Roberto Aciolli (PV), Rose Litro (PSDB), Stephanes Jr. (PMDB), Tercílio Turini (PPS), Teruo Kato (PMDB) e Wilson Quinteiro (PSB).

Contra (14)

Anibelli Neto (PMDB), Caíto Quintana (PMDB), Cleiton Kielse (PMDB), Elton Welter (PT), Gilberto Martin (PMDB), Gilberto Ribeiro (PSB), Luciana Rafagnin (PT), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Tadeu Veneri (PT), Toninho Wandscheer (PT) e Waldyr Pugliesi (PMDB).

Não votaram (2)

Enio Verri (PT) e Hermas Jr. (PSB).

Obs.: Valdir Rossoni (PSDB), como presidente, só vota em caso de empate.

Entenda como funciona a votação

O rito da votação dos projetos de lei envolvem, obrigatoriamente, pelo menos duas discussões em Plenário.

- Na primeira votação, os deputados avaliam a constitucionalidade da proposta.

- A segunda votação contempla o mérito do projeto. Se forem levantadas emendas, a proposta passa ainda por uma terceira discussão, que vai avaliar se elas são viáveis ou não.

- Em última discussão, os parlamentares votam a redação final do projeto, que já conta com a adição das emendas.

Com tratoraço, deputados aprovam auxílio-moradia para juízes do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta terça-feira (25), em 1ª discussão, o projeto que cria o auxílio-moradia para juízes e desembargadores do estado. O placar foi de 41 votos a favor, e 8 contra a proposta, que recebeu três emendas. A discussão aconteceu em Comissão Geral, ou seja, o plenário adquire capacidade de aprovar o projeto que deveria passar antes nas comissões do Legislativo, o que acelera a tramitação e, por isso, chamado de "tratoraço". Enviado à Casa Legislativa no fim do ano passado pelo Tribunal de Justiça (TJ), o projeto, que regulamenta o pagamento por decreto, não estabelece quem terá direito a recebê-lo.

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta terça-feira (25), em primeira, segunda e terceira votações, a criação da Fundação Estatal em Saúde (Funeas), projeto criado pelo governo do Paraná para fazer a administração de parte dos serviços de saúde oferecidos pelo estado. A discussão ocorreu em sessão transformada em Comissão Geral, que permite a aprovação da proposta em um único dia, sem passar pelas comissões temáticas da Casa. O projeto que permite o pagamento de auxílio-moradia a juízes e desembargadores do Paraná também foi aprovado hoje do mesmo jeito.

A aprovação do projeto na Assembleia ocorre antes da reunião do Conselho Estadual de Saúdeconvocada para deliberar sobre o tema, na próxima sexta-feira (28).

Em nota, o governo estadual informou na noite desta terça que a "Funeas vai ampliar ações e serviços do Estado em hospitais públicos, centros de assistência especializada, centro de produção, pesquisa de imunobiológicos e atividades da Escola de Saúde Pública. Só na área hospitalar, a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é criar através da Fundação 467 novos leitos hospitalares próprios no Paraná até 2016. A ampliação será de 38%, passando de 1221 para 1688 leitos ativos."

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, disse em entrevista a Agência de Notícias do Paraná - órgão oficial de comunicação do governo - que a fundação dará mais autonomia à secretaria. "Vamos avançar em diversas áreas e inclusive ampliar as fontes de recursos para a saúde pública através de parcerias, sem depender exclusivamente da fonte do Estado."

A proposta na Assembleia foi aprovada com um substitutivo geral, que troca a redação do projeto enviado pelo governo estadual. A diferença entre um e outro é que o texto aprovado pelos deputados estipula que os hospitais universitários e o Hospital da Polícia Militar não serão administrados pela Funeas. Também foi definido que a fundação será fiscalizada pela secretaria de saúde.A discussão da proposta ocorreu em meio a manifestações de trabalhadores da área da saúde que acompanharam a sessão e chegaram a interrompê-la por algumas vezes. Inicialmente, eles começaram a vaiar o deputado Ademar Traiano (PSDB), que discursava. Para acalmar os ânimos, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB) propôs que parassem de interromper o discurso, e, assim, teriam o direito de indicar um representante para discutir o projeto. Mesmo assim, as interrupções continuaram com palavras de ordem contra a fundação. Após um pequeno tumulto, dois manifestantes chegaram a ser retirados do plenário pelos seguranças da Alep.

Em outro episódio, enquanto Rossoni conversava com os trabalhadores da área da saúde presentes na sessão, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná (SindiSaúde), Elaine Rodella, fez uma manifestação que não agradou ao presidente da Alep. "Que nervosinha. Imagina o que essa mulher faz com o marido em casa dela", disse Rossoni após a declaração da diretora.

Dois deputados usaram a tribuna para criticar a criação da fundação. O deputado Tadeu Veneri (PT) criticou o fato do projeto não ter previsão de gastos da fundação. Traiano respondeu que isso será informado depois. O deputado Gilberto Martin (PMDB), ex-secretário de Saúde durante a gestão de Roberto Requião (PMDB), declarou que a Funeas deve gerar um gasto administrativo, que não será revertido em saúde para a população e poderia ser destinado para a aplicação em hospitais. O deputado Stephanes Jr. (PMDB) defendeu a aprovação devido ao fato da fundação em saúde possibilitar a contratação rápida de médicos, por exemplo.

Polêmico frente aos trabalhadores da área, que consideram a fundação como terceirização dos serviços da saúde, a criação da Funeas se tornou a principal prioridade do governo do Paraná neste início de ano na Assembleia Legislativa. Isso porque há um período de cerca de 120 dias para que a entidade comece a funcionar depois da aprovação do projeto de lei, mas a legislação impõe restrições na contratação de funcionários e serviços no período eleitoral, que começa em julho. Com as restrições, seria possível que a fundação começasse a funcionar apenas em novembro.

Entenda o caso

Por conta do limite nos gastos com pessoal, no fim do ano passado o governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa o projeto que prevê a criação da Fundação Estatal em Saúde (Funeas), entidade com personalidade jurídica de direito privado que será vinculada à Secretaria da Saúde. Por meio da Funeas, será possível contratar profissionais pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e não como servidores estatutários, o que não compromete diretamente a folha de pagamento do estado.

A proposta, contudo, não teve êxito imediato. Pressionado pelos servidores da área da Saúde, o governo teve que retirar a proposta de pauta, e retomar o assunto somente neste ano. No primeiro dia de sessão da Casa em 2014, os trabalhadores da área voltaram a protestar contra a medida, considerada pela classe como uma "terceirização" da saúde.

Quase dez dias após o protesto na Alep, deputados da base de apoio ao governo na Alep se reuniram com o governador Beto Richa (PSDB) para discutir o projeto. No dia 13 de fevereiro, durante a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde para a exposição, por parte do governo estadual, dos detalhes do projeto da fundação, houve uma nova manifestação. Na data, cerca de 80 pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde) e ao Fórum das Entidades Sindicais, que representa 17 sindicatos, participam dos atos.

Mesmo com as pressões, a criação da Funeas se tornou a principal prioridade do governo do Paraná neste início de ano na Assembleia Legislativa. Sem seguir o trâmite pelas comissões do Legislativo, a proposta seguiu para votação em comissão geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]