• Carregando...
Manifestantes invadem o plenário da Assembleia | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Manifestantes invadem o plenário da Assembleia| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

A votação do "pacotaço" de medidas de austeridade do governo estadual foi interrompida na tarde desta terça-feira (10) e não há previsão de quando ela será retomada. Manifestantes invadiram o plenário após os deputados aprovarem a formação de uma comissão geral para debater o tema. A comissão foi aprovada por 34 votos a 19, e é um indicativo de que os deputados pretendem aprovar a proposta do governador Beto Richa (PSDB). Os manifestantes devem passar a noite na Assembleia e dizem que só deixam o local quando o governo retirar o projeto.

Veja o passo a passo da sessão na Assembleia

Veja galeria de fotos do protesto dos servidores e da votação na Assembleia

Após aprovação da comissão geral, manifestantes invadem a Assembleia

Os deputados da bancada de apoio ao governo apresentaram um substitutivo ao projeto original do governador, no qual retiravam várias propostas polêmicas do "pacotaço" – incluindo o fim do quinquênio e de outras propostas que impactavam diretamente os servidores ativos.

Mesmo assim, o artigo que permitia que o governo usasse recursos do ParanáPrevidência, que banca as aposentadorias dos servidores do estado, para pagar despesas correntes – uma poupança de cerca de R$ 8 bilhões – foi mantido. Este era um dos pontos questionados pelos servidores, que temiam a quebra do fundo.

Sessão tensa

A sessão desta terça foi tensa desde o começo. Mais de 300 servidores estaduais, contrários à aprovação do projeto, ocupavam as galerias do plenário. Do lado de fora, milhares de servidores em greve também acompanhavam a votação.

Antes de votar o projeto, os deputados precisavam aprovar um requerimento que transformava a sessão em comissão geral. Por 34 votos a 19, a proposta foi acatada pelos parlamentares. Assim que o requerimento foi aprovado, por volta das 17h50, os manifestantes que estavam do lado de fora invadiram o prédio e, posteriormente, ocuparam o plenário. A sessão foi suspensa assim que a invasão começou.

Barracas

No início da noite, os manifestantes levaram barracas para dentro da Assembleia, para passar a noite no local. Eles dizem que só deixam a sede do Legislativo quando o governo retirar o projeto da pauta.

Eles se dividiram por cidades, já que muitos manifestantes vieram do interior. O grupo de cada município ocupará um local. Eles tentam se organizar rapidamente, antes que desliguem as luzes da Assembleia.

Os manifestantes pedem para que o máximo de servidores que puderem ficar permaneçam no local. O temor é que, em menor número, eles sejam expulsos pela Polícia Militar durante a madrugada.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida Pública | 8:03

Manifestantes invadiram o plenário após os deputados aprovarem a formação de uma comissão geral para debater o "pacotaço" de medidas de austeridade do governo estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]