Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
acordo

Após reunião no Planalto, relator diz que fará "ajuste" em Código Florestal

Deputado Aldo Rebelo se reuniu com integrantes do governo no Planalto. Não há consenso sobre projeto que muda legislação ambiental

Após reunião no Palácio do Planalto, o relator na Câmara do projeto que modifica o Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse nesta terça-feira (3), sem dar detalhes, que fará "ajustes" no proposta apresentada por ele nesta segunda (2).

O governo ficou insatisfeito com o relatório de Rebelo porque o texto ignorou pontos considerados essenciais para o Planalto, como a exigência de que todos os agricultores, inclusive os pequenos, recomponham áreas da reserva legal que tenham desmatado.

"Houve mais uma prova do vestido de noiva e essa prova demonstrou a necessidade de ajustes. [...]Estamos em um processo de aperfeiçoamento", disse o deputado.

Participaram da reunião com Aldo Rebelo no Planalto o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Casa Civil.

Vaccarezza afirmou que não haverá consenso sobre o novo código, mas disse que construirá até esta quarta (4) um acordo entre o governo e o relator.

"Chegamos muito próximos de um acordo. Não vou falar em consenso porque não há consenso. O que vai haver é um relatório de acordo", afirmou o deputado.

Um dos pontos de discórdia é a isenção da exigência a pequenos produtores de recompor a reserva legal, prevista na proposta de Rebelo. A reserva legal é a área de mata nativa dentro da propriedade que deve ser preservada.

Com a isenção, os pequenos que desmataram seriam anistiados. O governo quer que todos os agricultores tenham a obrigação de recompor a reserva legal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.