• Carregando...
 | Marcello Casal Jr./ABr
| Foto: Marcello Casal Jr./ABr

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar indícios de espionagem clandestina de autoridades federais pelo sargento César Rodrigues de Carvalho. O sargento, que estava lotado na Casa Militar da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB, foto), até agosto, foi preso preventivamente no dia 3 de setembro. A investigação, feita pelo Ministério Público Estadual, descobriu que, no cargo em que estava, o militar acessava dados de políticos, advogados, delegados, jornalistas e até crianças no Sistema de Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública. A Polícia Federal entrou no caso porque há indícios de que entre os bisbilhotados são integrantes do setor de inteligência da Aeronáutica. O objetivo é confirmar se os dados foram acessados, com qual motivação e, se for o caso, por ordem de quem. O advogado do sargento, Adriano Pereira, sustenta que seu cliente nunca recebeu propinas e, nos acessos que fez ao Sistema de Consultas Integradas, que não considera ilegais, agiu a mando de chefias.

A pergunta

Por que integrantes dos partidos brasileiros alimentam o ódio contra adversários em vez de valorizarem a discussão de ideias?

Vota em mim

Na última sessão antes das eleições, os deputados aproveitaram para pedir votos aos jornalistas e a funcionários da Casa que estavam presentes em plenário. "Já tem candidato? Não? Então, vota em mim." A frase mais ouvida ontem na Casa era imediatamente seguida da entrega de um santinho com o número do parlamentar. "Do fundo do coração, desejo muita sorte aos senhores. Que se faça justiça nas urnas", disse o presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), aos colegas logo antes de encerrar a sessão.

Troca de acusações

Após ser acionado no Conselho de Ética da Assembleia pelo deputado Marcelo Rangel (PPS) por ter dito, há alguns meses, que todos os políticos têm caixa 2, Jocelito Canto (PTB) resolveu dar o troco. Ontem, ele protocolou um processo por quebra de decoro contra o parlamentar do PPS que teria pedido isenção das tarifas de pedágio por ser deputado. Rangel nega a acusação e afirma ter todos os recibos para provar que paga normalmente as tarifas. Vale destacar que os dois são adversários políticos em Ponta Grossa e vivem trocando indiretas na Assembleia.

Esgoto

A Câmara Municipal de Curitiba teve a sessão cancelada na manhã de ontem. Mas não em função da campanha eleitoral, como foi decidido pela Assembleia Legislativa. Os vereadores não puderam se reunir porque um cano de esgoto de um dos banheiros do prédio foi danificado na tarde de segunda-feira e deixou o Legislativo municipal em situação desagradabilíssima. o cano teria sido estragado por vândalos. As sessões devem voltar ao normal hoje, garante a direção da Casa.

Anúncio

Numa disputa acirrada como a atual para o governo do Paraná, quem está na corrida eleitoral aproveita declarações e descuídos dos oponentes para tentar lucrar politicamente. Ontem, em entrevista ao Paraná TV – 1.ª edição da RPC TV, o candidato do PSDB, Beto Richa, anunciou que o senador Flávio Arns, vice na chapa do tucano, irá ocupar o cargo de secretário da Educação, caso Richa seja eleito. Foi o que bastou para o pedetista Osmar Dias aproveitar para atacar o anúncio, a 18 dias da eleição. O pedetista disse que "Beto Richa cantou vitória antes da hora".

Pinga-fogo

"É uma forma incorreta, o presidente da República não pode ser expressar dessa forma."

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, criticando a declaração feita por Lula, segunda-feira em Santa Catarina, de que é preciso "extirpar" o DEM da política brasileira.

Colaboraram Daniela Neves e Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]