• Carregando...

O ex-deputado estadual José Rodrigues Vieira Netto, que faleceu há trinta anos, recebeu o mandato de volta simbolicamente durante sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná. Vieira Netto teve o mandato extinto em 1948, quando o Partido Comunista do Brasil, do qual era filiado, foi cassado. O presidente na época era Eurico Gaspar Dutra.

Este mês, foram restituídos simbolicamente os mandatos de outros 14 políticos comunistas cassados naquela época. Entre eles, Jorge Amado e Carlos Marighela, que eram deputados em Brasília.

A antropóloga Cecília Maria Vieira Helm, filha de Vieira Netto, recebeu a homenagem em seu lugar. Ela diz que o pai também foi impedido de lecionar na Universidade Federal do Paraná em 1964, quando teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar.

Vieira Netto foi presidente da seccional paranaense da OAB entre 1957 e 1961. O atual presidente, Juliano Breda, esteve presente na cerimônia. "Restaurar o mandato de Vieira Netto é uma vez mais orgulhar-se do Poder Legislativo, reafirmando a importância dessa instância dos Poderes", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]