• Carregando...

Petistas fizeram nesta sexta-feira (13) ataques ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, em ato de desagravo aos presos do mensalão. O debate fez parte do 5º Congresso do partido e foi assistido por seu presidente nacional, Rui Falcão. Convidada a falar em nome do ex-ministro José Dirceu, preso desde o último dia 15, sua filha Joana Saragoça acusou Barbosa de ter violado o direito de defesa dos réus.

"O que se viu foi uma série de violações conduzidas pelo ministro Joaquim Barbosa para manter de pé a tese do mensalão, uma história mal contada e sem provas", disse Joana. "Meu pai está preso injustamente por ter lutado para fazer do Brasil um país melhor. Todos sabemos que o julgamento foi marcado pela exceção", acrescentou a filha de Dirceu.

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que foi condenado a nove anos de prisão e aguarda o julgamento de seu último recurso em liberdade, desafiou o presidente do STF. O petista voltou a contestar a condenação pela prática de peculato (desvio de dinheiro público praticado por servidor). "O que eu tenho pedido é o seguinte: Diga, ministro Joaquim Barbosa, o que foi que eu desviei. Ele não diz. Sabe por que ele não diz? Porque não tem", disse Cunha.

Também discursaram o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do partido na Câmara e irmão de José Genoino, e o vereador de Goiânia Carlos Soares (PT), irmão de Delúbio Soares.

Guimarães convocou a militância petista para continuar na defesa dos mensaleiros. "Nós só encontramos força para suportar estes últimos dias de 2013 por conta da militância e dos movimentos sociais do PT", disse. Guimarães afirmou que o partido "verga, mas não quebra". "A solidariedade é importante mas tem algo que é mais importante. É que ninguém cala este partido. Ora, se nem a ditadura calou o PT, ninguém vai calar o PT", disse.

O deputado contou que conversou com Genoino na manhã de hoje. O ex-deputado pediu ao irmão que tivesse calma ao falar no Congresso. "Ele disse: 'tenha calma porque estou bem e estou tranquilo'. Mas ninguém pode ficar calmo em um momento como este", destacou Guimarães. O deputado afirmou ainda ter muito orgulho do irmão e que irá levar sua história durante as campanhas do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]