• Carregando...

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, enfatizou nesta quinta-feira o valor que o ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos teve para a democracia brasileira. "Se destacou tanto na vida pública e privada pela sua competência singular, tendo intermediado com extrema sabedoria e felicidade conflitos na arena jurídica sem perder a sua grande característica de ser combativo defensor de seus constituintes. A sua figura representa uma perda irreparável para a democracia brasileira", escreveu o ministro em nota.

A senadora do PT Marta Suplicy também lamentou e divulgou nota: "Márcio Thomaz Bastos deixa um legado de competência, coragem e exemplo de lealdade ao amigos. Um homem de ideias progressistas, serenidade e bom senso. Como ministro da Justiça e presidente da OAB mostrou espírito público. Meus sentimentos a Leonor. Márcio fará falta a todos nós."

A OAB Nacional também se manifestou por meio de nota nesta quinta-feira: "É com profundo pesar e consternação que o Conselho Federal da OAB comunica o falecimento de seu ex-presidente, Márcio Thomaz Bastos, ocorrido na manhã desta quinta-feira, em São Paulo.

Ao anunciar luto oficial de 7 dias, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que Márcio será sempre inspiração para a defesa do estado de direito, dos valores constitucionais e dos fundamentos de uma sociedade civilizada. Um brasileiro exemplar, um advogado correto, um jurista de escola, um homem de família, um amigo e conselheiro. O luto institucional se soma a tristeza pessoal pela irreparável perda deste inigualável presidente de sempre do Conselho Federal da OAB. A OAB Nacional, por seu presidente, remeteu moção de pesar a família enlutada"

O vice-presidente Michel Temer divulgou uma mensagem em áudio em que também lamenta a morte do ex-ministro. Na gravação, Temer afirma que recebeu a notícia com "grande tristeza" pois conhecia Bastos "há mais de 35 anos".

"Trabalhamos juntos em muitas oportunidades, estivemos juntos nas causas da advocacia e nas causas públicas do país. O Brasil perde um grande advogado, uma figura exemplar e símbolo da advocacia brasileira. E perde também um homem público de qualidades inegáveis. Eu sei o quanto ele fez pela defesa dos direitos humanos, pela defesa do Estado de Direito e pela democracia no nosso país. Perdemos todos. Perco o amigo. Perdem, os brasileiros, um grande homem público", disse Temer.

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) também divulgou nota em que diz que a "vida de Bastos foi marcada pela coragem e competência com que se dedicou a suas causas".

"Além de presidente da OAB-SP, quando participou do movimento pelas Diretas Já, destaco a atuação de Bastos como ministro da Justiça do governo Lula, na reestruturação da Polícia Federal, na aprovação do Estatuto do Desarmamento e na homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol", completou o ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]