• Carregando...
Márcia Rocha, manicure: “Eu voto no Belinati porque ele é do povão” | André Teixeira/Jornal de Londrina
Márcia Rocha, manicure: “Eu voto no Belinati porque ele é do povão”| Foto: André Teixeira/Jornal de Londrina
  • Santana:

Na primeira etapa da eleição, Antonio Belinati (PP) venceu em seis das sete zonas eleitorais de Londrina, com destaque para a maior, a 157ª, em que 50,39% dos 70 mil eleitores votaram no ex-prefeito. A 157ª fica localizada na Zona Norte, originalmente conhecida como os "Cinco Conjuntos" – em alusão aos primeiros conjuntos habitacionais instalados na região – e é, historicamente, um forte reduto do candidato do PP, conforme explica o cientista político Mário Sérgio Lepre.

"Belinati capitalizou essa região, em que as pessoas chegaram após o êxodo rural, sem ter onde morar. Ele associou as casas ali construídas à sua imagem. Mesmo os que se desenvolveram economicamente ainda sentem que tem uma dívida de gratidão com ele", diz, ressaltando que hoje a região está em franco desenvolvimento e tem vida própria.

Para Elve Cenci, a influência de Belinati renova-se constantemente na região – o levantamento Ibope/ RPC/Gazeta do Povo divulgado na semana passada mostra que ele concentra mais vantagem na faixa de eleitores de idade entre 25 e 29 anos. "Primeiro por trabalhar na construção do eleitorado, focando as crianças desde cedo. Depois pela influência que exerce a família na decisão do jovem", aponta.

A manicure Márcia Rocha, de 38 anos, é uma das eleitores de Belinati na Zona Norte. Ela, que é mãe de quatro filhos e concluiu o fundamental, conta que em sua casa o ex-prefeito tem mais dois votos: o da mãe e o do filho mais velho, de 21 anos. "Eu voto nele porque ele é do povão, ajuda a gente. A casa da minha mãe foi ele que fez." Quanto ao fato de ele ter sido cassado em 2000 e ter o nome envolvido em supostos desvios, ela apenas afirma que "ninguém é perfeito".

Reduto de Hauly

Na área central da cidade, principalmente na compreendida pela 42ª Zona Eleitoral, concentra-se a maior vantagem de Luiz Carlos Hauly (PSDB). Dos 39.793 eleitores da terceira maior zona da cidade, mais de 43% foram do deputado federal tucano.

Segundo Elve Cenci, os moradores da região são predominantemente de classe média-alta, e têm maior escolaridade. "Em Londrina, ao contrário de outras cidades, o centro ainda concentra a população de alta renda da cidade. Aí está o eleitor típico de Hauly", afirma.

Antônio Ferreira Santana, securitário aposentado de 65 anos, confirma a tendência. Morador do centro de Londrina, diz que seu voto sempre foi de Hauly, por considerá-lo um homem sério, competente e honesto. "Sempre votei no Hauly, ele foi um ótimo prefeito em Cambé e nunca teve denúncias contra ele", afirma, dizendo ainda que o fato de ser do PSDB conta muito.

Já nas outras zonas eleitorais – com exceção da 41ª, que também engloba parte do centro da cidade e em que perdeu para Belinati por uma diferença de cerca de 2 mil votos, em um universo de mais de 53 mil – Hauly não teve um desempenho expressivo, chegando a ficar atrás de Barbosa Neto em três delas, as 146ª, 157ª e 189ª Zonas Eleitorais.

Mário Sérgio Lepre relembra, no entanto, que esse é o eleitorado cativo de Hauly, o que votou nele como primeira opção. "No segundo turno, ele agregará um outro eleitorado, que poderá ter perfis parecidos ou mesmo distintos do haulista convicto."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]