• Carregando...

O segundo turno das eleições para prefeito de Londrina (PR) traz um fato inusitado. Pela segunda vez, Antonio Casemiro Belinati (PP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB) chegam juntos na disputa do segundo turno. A primeira vez que isso ocorreu foi há doze anos, em 1996, e a vitória ficou com Belinati.

A disputa coloca de lados opostos dois candidatos com longa trajetória política. Hauly foi vereador e prefeito da cidade de Cambé (PR) e está no quinto mandato de deputado federal. Concorre pela quarta vez seguida à prefeitura de Londrina.

Belinati foi prefeito de Londrina três vezes, vereador, deputado federal e exerce pela quinta vez o mandato de deputado estadual. Em 2000, quando ocupava a prefeitura, teve o mandato cassado e ficou inelegível por três anos. Esta é a sexta vez que disputa a prefeitura da cidade.

No primeiro turno, nove candidatos concorreram à prefeitura de Londrina, que é o segundo maior colégio eleitoral do Paraná, atrás apenas da capital, Curitiba. Belinati obteve 36,4% dos votos e Hauly 23,6%.

As alianças reuniram em torno de Hauly quatro partidos políticos, além do PSDB. Na coligação Londrina Forte e Digna estão: PSDB, DEM, PSDC, PRP e PSL. No segundo turno, a coligação obteve o apoio do atual prefeito da cidade, Nedson Micheleti, que é do PT, partido tradicionalmente oposto ao PSDB.

Micheleti, no entanto, deixou claro que seu apoio é uma decisão pessoal, e não partidária. No início desta semana o governador de São Paulo, José Serra, esteve em Londrina para participar de um ato de campanha de Hauly.

Já Belinati obteve apoio do PRB e formou a coligação A Volta do Povo à Prefeitura (PP e PRB). Na semana anterior à eleição, o candidato, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, Barbosa Neto (PDT), decidiu apoiar Belinati.

Os números indicam uma disputa acirrada no próximo domingo. Pesquisa Ibope, realizada entre 14 e 15 de outubro e registrada na 41ª zona eleitoral de Londrina, aponta um empate técnico entre os candidatos.

Antonio Belinati aparece com 46% das intenções de votos e Hauly com 44%. Considerando os votos válidos (sem os nulos, brancos e indecisos) Belinati fica com 51% e Hauly com 49%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]