• Carregando...

A Justiça Eleitoral proibiu liminarmente o candidato à prefeitura de Londrina Antonio Belinati (PP) de veicular em seu programa eleitoral a declaração de apoio do deputado federal Barbosa Neto (PDT) – terceiro colocado no primeiro turno da eleição londrinense. A liminar, concedida pelo juiz Luiz Gonzaga Tucunduva de Moura, da 189ª Zona Eleitoral, entendeu que o PDT já manifestou apoio a Hauly, o que impederia Barbosa Neto, que é pedetista, de declarar publicamente que irá votar em outro candidato.

O pedido, formulado pela coordenação de campanha de Hauly, pleiteava também a exclusão do trecho que mostrava o depoimento da mãe de Barbosa Neto em favor de Belinati. Mas essa solicitação não foi atendida pelo juiz. "Não há prova de que a sra. Maria Tereza (mãe de Barbosa) seja filiada a qualquer partido", disse Moura na liminar.

"O Belinati pode citar o apoio, mas o Barbosa não pode aparecer", explicou o advogado Alexandre Hauly, que defende o tucano. Segundo ele, caso a decisão seja descumprida, a coligação pode responder por crime de desobediência eleitoral.

O advogado Eduardo Franco, que atua na campanha de Belinati, confirmou o recebimento da intimação, mas alegou que o programa iria ao ar normalmente na noite de ontem, já que não havia tempo hábil para mudanças. Ele ainda mostrou-se revoltado com o pedido de Hauly. "Essa é uma manobra que o Hauly fez para enganar o juiz", declarou. Franco disse que reverteria a situação, apresentando à Justiça Eleitoral a ata da reunião do diretório municipal do PDT de Londrina liberando o voto dos seus filiados. "O PDT não apóia, quem está apoiando é o (senador) Osmar Dias", disse o advogado do PP.

Já Barbosa Neto – que manifestou seu apoio a Belinati na última segunda-feira, contrariando declaração anterior de que se manteria neutro no segundo turno – preferiu não comentar a situação.

Embora tenha impedido Belinati de usar a imagem de Barbosa Neto, Hauly veiculou a imagem do pedetista em seu programa de ontem à noite, mas com um outro propósito: pôr em xeque o apoio declarado na segunda-feira. Nos trechos mostrados no horário eleitoral, Barbosa Neto aparece desferindo árduas críticas a Belinati.

Multa

Belinati sofreu ontem outro revés. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aplicou multa de R$ 5 mil ao candidato por crime ambiental. Santinhos de Belinati foram encontrados nas ruas da cidade às vésperas da votação do primeiro turno. O ex-candidato à prefeitura André Vargas (PT) também foi multado em R$ 5 mil pelo mesmo motivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]