• Carregando...
Beto Richa (PSDB), governador | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Beto Richa (PSDB), governador| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
  • Fernando Guimarães, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC)
  • Kielse Crisóstomo (PEN), deputado estadual

Políticos têm o costume de nunca revelar intenções eleitorais antes do tempo. No Paraná, todos sabem que Beto Richa (foto) pretende disputar a reeleição, mas ele não fala disso. Numa entrevista em Cascavel, porém, Richa disse que "ninguém sabe" se ele terá o apoio do PMDB em 2014. Questionado se a declaração era uma afirmação de que será candidato, respondeu: "Devo ser". "Se o meu governo estiver a contento, tiver uma boa aprovação popular, o que seja um indicativo dos paranaenses que querem dar continuidade às ações que estão acontecendo no estado e que beneficiam a nossa gente eu aceito, sim, essa convocação para dar continuidade a esse trabalho que estamos fazendo pelo Paraná."

Conversa afiadaFernando Guimarães (foto 2), presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC)

O senhor está deixando a presidência em janeiro. Qual o balanço que faz?

Foi o momento certo para eu exercer a presidência. A instituição vem evoluindo ao longo dos anos, e nós pegamos um tribunal com vários projetos em andamento, principalmente de sistemas de gerenciamento da informação, o que é fundamental. Tive sorte, também, que o cenário local e nacional propiciou mais transparência às instituições.

Faltou alguma coisa?

Não podemos parar. A tendência é que o controle social evolua cada vez mais. Sempre falta algo para a gente fazer, não deu tempo de concluir tudo. Mas preparamos um relatório com informações que possibilitarão à próxima gestão concluir esses trabalhos.

Qual a expectativa para a gestão do conselheiro Artagão de Mattos Leão [futuro presidente]?

Será positiva. Cada um tem seu estilo e sua proposta de trabalho, mas hoje já temos uma coletividade institucional, uma grande massa de servidores e programas e ações que são contínuas. Estou muito otimista em relação à continuidade das ações e à constante evolução do TC.

O número

162 comissionados da prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, foram exonerados na quinta-feira. A medida foi tomada para que o prefeito reeleito, Edgar Bueno (PDT), possa montar sua nova equipe de governo a partir de 1º de janeiro, data da posse.

Recordista

O vereador de Curitiba Jairo Marcelino (PSD) fez um levantamento em câmaras de outras capitais e não encontrou ninguém com mais mandatos consecutivos do que ele em legislativos municipais. Marcelino se elegeu para o posto pela primeira vez há 30 anos, em 1982 e está em sua oitava reeleição.

Pinga-fogo

"Nunca pedi desculpas a nenhum deputado e não pedirei; simplesmente troquei a palavra comprado pela patrocinado, por orientação jurídica, já que as doações [eleitorais das concessionárias de pedágio a parlamentares] eram legais."

Kielse Crisóstomo (PEN, foto 3), deputado estadual, cujo pedido de cassação foi arquivado pelo Conselho de Ética da Assembleia sob a alegação de que ele se retratou. Kielse acusou colegas de serem ligados ao pedágio.

Colaboraram: Luiz Carlos da Cruz e Chico Marés.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]