• Carregando...

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi o primeiro colocado na pesquisa do instituto Datafolha, que avaliou a popularidade dos prefeitos de nove capitais brasileiras pela primeira vez no atual mandato, e foi divulgada nesta quinta-feira (26). Com nota 7,8 e aprovação de 82%, o tucano manteve a liderança na lista, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que já havia obtido na gestão anterior.

O instituto pediu aos entrevistados de cada uma das capitais que dessem nota de 0 a 10 ao prefeito de sua cidade, e o ranking foi feito a partir da nota média de cada um. O desempate leva em conta as taxas de aprovação e reprovação.

Depois de Richa, os mais bem avaliados foram os prefeitos de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), com nota 6,2 e aprovação de 52%. José Fogaça (PMDB), de Porto Alegre, apareceu na terceira posição com nota 5,8 e aprovação de 44%.

Outros três prefeitos tiveram a mesma nota de Fogaça, mas, devido aos critérios de desempate, acabaram na quarta, quinta e sexta posição. Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte (MG), que teve aprovação de 32%, ficou em quarto lugar. Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo, é o quinto colocado. Luizianne Lins (PT), prefeita reeleita de Fortaleza, está em sexto lugar.

Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro, aparece em sétimo lugar com nota 5,6. João da Costa (PT), do Recife, veio em penúltimo no ranking, com 5,5. O último colocado foi o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), com nota de 5,1.

Mauro Paulino, do Datafolha, disse à Folha de S.Paulo que a avaliação dos prefeitos deve influir na definição das candidaturas a governador. "Há uma repercussão interna nos partidos", afirmou. Richa é um dos nomes do PSDB mais cotados para concorrer ao governo do Paraná.

Na quarta-feira, o jornal Folha de S.Paulo havia divulgado pesquisa sobre governadores e Roberto Requião ficou com o quarto lugar entre dez estados pesquisados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]