• Carregando...
 | Elza Fiuza/ABr
| Foto: Elza Fiuza/ABr

Os advogados do ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, entraram na última sexta-feira com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Bibinho está preso desde 26 de agosto acusado de desviar cerca de R$ 100 milhões dos cofres do Legislativo estadual. Na semana passada, ele teve de deixar o quartel da Polícia Militar, no qual está detido, para passar por uma cirurgia de emergência para correção de uma hérnia umbilical estrangulada no Hospital São Lucas, em Curitiba. Ele continuava internado ontem. Está marcado para começar amanhã o julgamento dele e de outros cinco réus – entre eles os ex-diretores José Ary Nassiff e Cláudio Marques da Silva. Os advogados de Abib Miguel devem apresentar no início da audiência um parecer à Justiça comunicando a ausência do cliente e o estado de saúde dele. Caberá à juiza decidir por ouvi-lo depois ou cancelar todo o julgamento.

* * * * * *

Conversa afiada

José Eduardo Dutra, presidente do PT, em entrevista ao jornal O Globo.

Já começou a briga por cargos entre aliados?

Ninguém vai apresentar um pacote a ser negociado. A presidente Dilma tem que ter a devida autonomia para tentar compor um governo que, sem prejuízo do tamanho dos partidos, será de pessoas que ela acredita com mais capacidade para implementar o projeto.

A verticalização na ocupação dos cargos será adotada para a divisão do governo com os aliados?

Ainda não há definição se será "porteira fechada" ou "porteira aberta". Até porque ela quer ter primeiro um panorama global de como estão pensando os partidos. Fui encarregado dos primeiros contatos com os partidos.

A "porteira fechada" não tira a autonomia da presidente eleita?

O governo não pode ser formado a partir de uma soma de feudos. O governo é de coalizão, em que partidos têm que estar representados.

* * * * * * *

Tucanos reunidos

O governador eleito Beto Richa esteve reunido com sua equipe de transição durante toda a manhã de sexta-feira, no Hotel Rockefeller, em Curitiba. No encontro, foram discutidos os próximos passos do novo governo até a posse, no dia 1.º de janeiro, sobretudo com relação às últimas decisões tomadas pelo governador Orlando Pessuti (PMDB). Na avaliação dos integrantes do futuro governo, as medidas do peemedebista podem comprometer seriamente o caixa do estado para o ano vem.

Ao trabalho

Na terça-feira, a senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) participa em Brasília de uma reunião com os senadores e com a nova bancada do partido. No encontro devem ser definidos a liderança da sigla no Senado e a participação em comissões permanentes na Casa.

Vista do mar

A mansão do empresário paulista João Paiva Neto, onde Dilma Rousseff (PT) está hospedada, na Bahia, já foi tema de reportagem da revista Casa Vogue, em 2007. Fica no alto de um área fechada de Mata Atlântica. De um lado, o hóspede tem uma visão panorâmica do mar. Do outro, uma visão da mata. Paiva investe em terras na região. Desde 2001, teria se associado a grupos estrangeiros para a implantação de empreendimentos na chamada Costa do Cacau. Segundo reportagem de 2001 da Veja, Paiva tentava conseguir na região o licenciamento de um projeto "seis estrelas" de um grupo português. O potencial imobiliário da área atrai estrangeiros. Um resort de luxo da família Vaz Guedes, de Portugal, por exemplo, foi paralisado e retomado várias vezes ao longo dos anos, por atritos com o Ibama, já que o local é tombado como Patrimônio da Humanidade.

* * * * * *

Pinga-fogo

"O apoio [de Lula] será discreto. Ele não quer ofuscá-la [Dilma] nem funcionar como alguém que corre em paralelo."

Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]