• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o novo marco regulatório para a exploração do petróleo em águas profundas, hoje, durante entrevista à imprensa francesa. De acordo com o presidente, a alteração das regras de partilha de lucro originário da extração do petróleo e a ampliação da presença do Estado, por intermédio da Petrobras e da recém-criada Petro-Sal, se deve ao fato de que não haveria riscos ligados à extração nos novos campos. "O Brasil fez o que todo mundo que tem petróleo já fez. Nós fazemos concessões de petróleo quando há risco. Mas quando não há mais risco, quando sabemos que o petróleo está lá - e a gente sabe que ele está lá -, então o Estado deve assumir a responsabilidade.

Lula descartou que o Brasil aspire ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). "O Brasil não quer ser um exportador de petróleo bruto. O Brasil quer exportar derivados de petróleo", reiterou, afirmando que o País quer construir um grande parque petroquímico para refinar o óleo.

Valendo-se de uma questão sobre a fragilidade da educação no país, o presidente também relacionou os temas, prometendo investir o dinheiro arrecadado com o petróleo em desenvolvimento social. "O petróleo é a chance que o Brasil tem de garantir que ele pertence ao povo brasileiro e de que ele vai ser usado em favor do povo brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]