• Carregando...

A Câmara empossou na manhã deste domingo (1) os 513 deputados federais eleitos no ano passado para a 55ª legislatura da Casa, que termina em 2019.

Miro Teixeira (PDT-RJ) presidiu a sessão. O parlamentares, que tiveram seus nomes lidos em voz alta, têm de concordar com a promessa de "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Segundo a assessoria da Câmara, 289 dos eleitos já estavam na Casa, 26 não estavam, mas já tinham sido deputados em outro momento, e 198 iniciam neste domingo sua primeira legislatura. Nove em cada dez deles são homens e oito em cada dez são brancos.

A partir da tarde, começa o processo de escolha da Mesa Diretora da Casa.

A formação de blocos parlamentares deve ser apresentada até as 13h30. Uma hora depois, será feita a primeira reunião para discutir o comando da Câmara. Até as 17h devem ser registrados os candidatos. A votação é esperada para começar às 18h.

Os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) são os principais nomes, mas Cunha é o favorito. Ao terem seus nomes lidos em voz alta, Chinaglia e Cunha, foram ovacionados por outros parlamentares que os apoiam.

Nova carreira

Assumindo pela primeira vez o cargo de deputado federal, o cantor sertanejo Sérgio Reis (PRB-SP), afirmou que a carreira política será uma "emoção nova" mas sua vida artística não será posta de lado. Ele afirmou que continuará fazendo shows quando não estiver em Brasília.

"Eu viajo todo o país e conheço de perto os problemas da população. Eu que já tive o carinho do povo durante 55 anos de carreira, quero dedicar quatro anos da minha vida para retribuir isso", disse. Sérgio Reis afirmou que irá dedicar seu mandato aos projetos relacionados aos aposentados e à saúde.

Assumindo o seu segundo mandato, o deputado Tiririca (PR-SP), afirmou que está muito feliz em permanecer na Câmara e que agora irá trabalhar para conseguir aprovar algum projeto seu.

Questionado se faria seu primeiro discurso na tribuna do plenário neste novo mandato, Tiririca desconversou. "Vou sim", disse para logo em seguida, negar. "Claro que não".

Se dizendo mais preparado para o mandato, Tiririca disse que agora entendeu a dinâmica do Congresso. "Eu venho do circo, que é uma coisa muito organizada. Tem hora para entrar, hora para sair. É tudo bem planejado. Por isso que eu demorei para entender como a Câmara funcionava. As pessoas fazem o discurso e ninguém presta atenção", disse.

Apesar de ser o deputado mais novo da Legislatura, Uldurico Júnior (PTC-BA), de 23 anos, afirmou estar confiante para assumir o mandato. O deputado disse que nem precisou fazer o curso preparatório que a Câmara ofereceu aos novos deputados porque acompanhou o trabalho do seu pai, o ex-deputado Uldurico Pinto, que foi deputado por três vezes.

"Acho que a maior carência do nosso povo é a corrupção. Vou tentar focar o meu mandato em ações para combater a corrupção, principalmente no meu estado", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]