• Carregando...

O vereador Professor Galdino, expulso do Partido Verde no início da semana, não será afastado imediatamente do cargo na Câmara de Vereadores de Curitiba. O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), disse ontem que vai esperar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o caso. O PV quer a nomeação do suplente do partido, o ex-vereador Paulo Salamuni.

O advogado do PV, Gaius Alider, protocolou o documento que pede o afastamento de Galdino. Alider sustenta que, de acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a fidelidade partidária, a vaga na Câmara pertence ao PV e não ao parlamentar. "O Professor Galdino só foi eleito graças aos votos recebidos pela legenda, por isso a vaga é do partido", disse.

Derosso, porém, já adiantou que a Câmara não acatará o pedido do partido até que o caso seja julgado pelo TRE. "Se a Justiça Eleitoral decidir pela cassação do mandato do vereador vamos cumprir a decisão. Até lá não tomaremos nenhuma medida", afirmou.

O presidente da Câmara lembrou que agiu da mesma forma no caso do vereador Tico Kuzma. Em 2007, o parlamentar trocou o PPS, partido pelo qual foi eleito, pelo PSB. O parlamentar só deixou a Câmara em julho de 2008 quando o TRE cassou seu mandato. O vereador foi reeleito em outubro.

Expulsão

O PV protocolou, na quinta-feira, o comunicado de desfiliação do Professor Galdino do partido na 178ª Zona Eleitoral de Curitiba. A expulsão do parlamentar foi aprovada pela Executiva Estadual do PV no fim da noite de terça-feira por 15 votos a três.

O processo para expulsão começou quando o vereador exonerou dois funcionários indicados pelo PV para seu gabinete. Segundo Galdino, o líder do PV Jovem Raphael Rolim e a telefonista Rosana Souza ao invés de trabalhar para Câmara, prestavam serviços ao partido.

A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PV, Mello Viana. Como a decisão do vereador teria contrariado o estatuto do PV, que determina que um quinto das vagas de um gabinete do político do partido deva ser para indicações da legenda.

O PV afirma que o motivo da expulsão de Galdino é uma denúncia de assédio sexual. A ex-funcionária da Câmara Kátia Rosana Curtis de Mello acusou o vereador de pedir que ela fizesse sexo oral nele. Kátia contou, em entrevista coletiva na quinta-feira, que foi assediada por Galdino em dezembro.

Ela, porém, só registrou o boletim de ocorrência contra o vereador poucas horas antes da entrevista. A ex-funcionária disse que resolveu fazer a denúncia agora por ter ficado sabendo sobre de outros casos de assédio que envolveriam o parlamentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]