• Carregando...
A presidente do STF, Cármen Lúcia | Rosinei Coutinho/SCO/STF
A presidente do STF, Cármen Lúcia| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, lamentou nesta quinta-feira (19) a morte do ministro Teori Zavascki, que foi vítima de um acidente aéreo em Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

“A consternação tomou conta do Supremo Tribunal Federal, neste 19 de janeiro, com a notícia da morte de um dos mais brilhantes juízes que ajudaram a construir a história deste Tribunal e do país”, disse, em nota, a ministra.

Para ela, Teori “representa um dos pontos altos na história” da Justiça brasileira. “O seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não.”

Em fala protocolar, Temer diz que Teori era um homem de bem e decreta luto oficial

Leia a matéria completa

A nota afirma ainda que a morte de Teori põe fim a “uma vida”, “mas não acabam a amizade, a convivência nobre, gentil e fecunda do amigo dos amigos. Nem a generosidade com todos que caracterizava o ministro Teori Zavaski”.

A ministra do STF se solidarizou com a família do ministro e afirmou que “o sentimento de dor e de saudade servirá de permanente lembrança para os compromissos que marcaram a vida do ministro, uma responsabilidade nossa, a fim de nos perseverarmos, também em sua homenagem, na mesma trilha”.

Cármen Lúcia foi informada do acidente do ministro por volta das 15h30, assim que desembarcou no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Sem agenda oficial no STF nesta sexta-feira, ela visitaria o pai, no interior do Estado. Neste momento, a presidente do Supremo está retornando a Brasília. A pedido da família, o corpo do ministro será enviado a Porto Alegre.

Outros ministros destacam amizade com Teori

Ao menos mais dois ministros do STF comentaram o pesar com a morte de Teori Zavascki.

De férias em Lisboa, o ministro Gilmar Mendes, que também e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que não tem “a menor condição de falar”. “Ele não era apenas um colega. Eu era amigo dele. Muito, muito. Não tenho condições de falar”, disse o ministro, tentando conter o choro. Gilmar Mendes confirmou que voltará na sexta-feira (20) ao Brasil.

Além do STF, Teori fazia parte do quadro do TSE na condição de juiz substituto. Ele estava no segundo biênio no Tribunal Superior Eleitoral.

Já Luís Roberto Barroso, colega de STF, a morte de Zavascki é uma perda para o Brasil. “O Tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o país perde um grande homem. Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte”, afirmou Barroso em nota divulgada nesta tarde após a confirmação da morte do ministro.

“Teori era um homem íntegro, preparado e trabalhador. Perco um amigo querido, que eu recebia em casa com frequência”, afirmou Barroso em nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]