• Carregando...

Ficou para o começo de março o julgamento da ação penal que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem como réus o ex-governador Jaime Lerner e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC) Heinz Herwig. Eles são acusados pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha e participação na apropriação de verba pública, por envolvimento no caso Copel/Olvepar. Eles teriam aprovado compra irregular de créditos de ICMS em 2002. A ação estava na pauta da sessão da Corte Especial do STJ de ontem, mas não foi apreciada.

Discurso afinado

Em visita ontem a Curitiba, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, mostrou estar afinado com o presidente Lula para promover a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata nas eleições de 2010. Em vários momentos da reunião com o vice-governador Orlando Pessuti, Barretto fez questão de ressaltar que "a ministra Dilma e o presidente Lula (nessa ordem) já estão convencidos da importância da Copa para o Brasil".

PAC da Copa

Barretto destacou também que o governo federal está disposto a investir em obras de melhoria da mobilidade nas cidades que receberão jogos do mundial. Para tanto, a ministra Dilma e o presidente Lula devem anunciar, em breve, um ramo específico do PAC destinado às obras para receber a Copa em 2014.

Comissão

Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem a criação da Comissão Especial para Assuntos da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é acompanhar de perto os preparativos da cidade para receber os jogos da Copa, caso a cidade seja escolhida para ser uma das subsedes. O presidente da comissão será Mario Celso Cunha (PSB) e o relator será o petista Pedro Paulo.

Improbidade

O TCU condenou o ex-prefeito de Paranacity Fidelcino da Cruz Ferreira ao pagamento de R$ 219,5 mil por não comprovar uso correto de recursos federais para construção de um centro de geração de renda. O ex-prefeito apresentou notas fiscais de 80% da aplicação dos recursos, mas não comprovou a execução física da obra. Ainda cabe recurso.

Juntos

O senador Osmar Dias (PDT) teria gostado do que ouviu do presidenciável tucano José Serra, em São Paulo, na segunda-feira. "O Serra disse que quer Osmar no seu palanque", disse o vice-presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi. Segundo o deputado, o senador concordou desde que seja o candidato a governador do grupo em 2010.

Venezuela

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou ontem, por nove votos a quatro, o ingresso da Venezuela no Mercosul. A entrada do país vizinho no bloco depende ainda da aprovação na Comissão de Relações Exteriores do Senado e no plenário da Casa.

Presidente

Embora tenha sido apresentada como secretária de Ação Social na segunda-feira, durante a cerimônia que marcou o início dos trabalhos na Câmara de Curitiba, a primeira-dama Fernanda Richa continua com o título de presidente da Fundação de Ação Social (FAS). A assessoria de imprensa da prefeitura ainda informa que, diferente do informado pela Gazeta, a FAS não mudou de status, porque no entendimento da Procuradoria-Geral do Município, a fundação é considerada uma secretaria.

Verde ligado 1

O vereador Professor Galdino (PV) está sempre antenado ao mundo durante às sessões na Câmara de Curitiba. É que o vereador sempre comparece ao plenário acompanhado de um lap top, com acesso à internet. Sites de jornais e a página eletrônica da prefeitura e da própria Câmara estão entre os sites visitados pelo vereador.

Verde ligado 2

Galdino, aliás, foi recebido ontem por Beto Richa. No encontro, os dois conversaram sobre a atuação do vereador na Câmara e os projetos da prefeitura para a cidade. Galdino, que foi um dos mais votados no pleito do ano passado, informa que vai atuar de forma independente.

Informação

O presidente do PT de Curitiba, André Passos, quer que o bloco de oposição pressione a prefeitura de Curitiba a divulgar os nomes dos funcionários envolvidos no suposto desvio de verbas da Secretaria de Saúde do município. Uma funcionária e o marido são suspeitos de desviar mais de R$ 2 milhões de recursos do (SUS), que seriam utilizados para pagamento de fornecedores.

* * * * *

Pinga-fogo

"Neste momento estaremos mais preocupados com a fantasia que iremos usar nos dias da festa do momo."

Vereador Algaci Túlio (PMDB), sobre a impossibilidade de a Comissão Especial para Assuntos da Copa de 2014 trabalhar no período de carnaval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]