• Carregando...

Em meio às denúncias de uso político do Ministério da Integração Nacional, a Casa Civil soltou uma nota nesta sexta-feira reagindo à notícia de que Clementino Coelho, irmão do ministro Fernando Bezerra, preside a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Segundo a Casa Civil, há 50 dias Fernando Bezerra fez o pedido de nomeação de Guilherme Almeida - um diretor da estatal - para presidir a Codevasf.

Como a nomeação ainda não saiu, cabe ao membro mais antigo da Companhia, no caso Clementino, presidi-la temporariamente. Esse procedimento, informa a Casa Civil, está "de acordo com o estatuto da empresa e orientação da Controladoria-Geral da União".

Na quinta-feira, o colunista do GLOBO Ilimar Franco informou que Clementino é, há um ano, o presidente em exercício da Codevasf. Oficialmente ele é diretor de Infraestrutura da companhia, mas, por meio desse artifício, foi possível mantê-lo no posto mais alto da Codevasf.

Nesta sexta-feira, matéria do jornal "Correio Braziliense" mostrou que Clementino, como presidente da Codevasf, assinou em setembro de 2011 o edital de pregão que resultou na fabricação de 60 mil cisternas, a um custo de R$ 210,6 milhões. Do total, 38% foi destinado para a cidade de Petrolina (PE), onde Bezerra já foi prefeito três vezes. Apesar disso, diz o jornal, os lugares onde há maior necessidade de cisternas são a Bahia e o Ceará.

Veja a íntegra da nota da Casa Civil

"A Casa Civil da Presidência da República esclarece que o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) encaminhou a esta Pasta, há cerca de 50 dias, o pedido de nomeação de Guilherme Almeida para presidir a Codevasf.

Em que pese Almeida já ocupar o cargo de diretor da estatal, a assunção à presidência do órgão exige novas consultas, conforme determina a legislação. Cabe, porém, destacar que, tendo sido concluídas as consultas, Guilherme Almeida será nomeado nos próximos dias.

De acordo com o estatuto da empresa e orientação da Controladoria-Geral da União, Clementino Coelho exerce provisoriamente o cargo de presidente por ser o membro mais antigo da diretoria da Codevasf."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]