• Carregando...

O Judiciário brasileiro será mapeado. Um questionário vai levantar informações pessoais e de trabalho de todos os servidores e magistrados dos órgãos judiciais do país, inclusive os paranaenses. Atualmente, não existe nenhum tipo de banco de dados com essas informações. O levantamento, que será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), servirá para uniformizar as estruturas judiciárias.

Segundo o CNJ, o detalhamento dos dados pode ajudar a reduzir disparidades entre regiões e tribunais no país. "Temos que saber se os servidores do Tribunal de Justiça do Paraná têm nível de escolaridade mais elevado que os do Tribunal de Justiça do Pará, por exemplo. Como o CNJ é um órgão nacional, nos preocupamos com o nível de igualdade entre os órgãos", diz Janaina Penalva, diretora do departamento de pesquisas judiciárias do CNJ.

O questionário compreende questões subjetivas, como se o servidor ou magistrado considera boa a prestação jurisdicional prestada pelo órgão em que trabalha, e outras mais específicas, como sexo e idade. "Não sabemos nem quantos juízes são homens e quantos são mulheres", afirma a diretora.

As perguntas deverão ser respondidas a partir da próxima segunda-feira (26) no site do CNJ primeiro pelos funcionários efetivos ou comissionados. Não participam da pesquisa os servidores cedidos a órgãos de outros poderes, estagiários e profissionais terceirizados. O prazo para responder as perguntas é de 45 dias. Depois desse período, os magistrados serão convocados a responder o questionário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]