• Carregando...
Chico Buarque participou de uma “pelada” com integrantes do Movimento Sem Terra. | Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo
Chico Buarque participou de uma “pelada” com integrantes do Movimento Sem Terra.| Foto: Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo

O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda defendeu, em entrevista ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, a Petrobras e a participação da estatal na exploração do pré-sal. Chico participou de um jogo de futebol com sindicalistas e integrantes do MST na segunda-feira (14), segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Em vídeo divulgado pelo MST na internet, Stedile questiona o cantor sobre um projeto no Senado “que quer privatizar a Petrobras”. “O petróleo é nosso, é um velho lema que deve ser lembrado, que deve ser mantido, porque há uma cobiça permanente em torno da Petrobras”, responde Chico.

“Agora vem essa história de participação na exploração do pré-sal. São conquistas nossas, dos nossos governos desde os tempos de Getúlio [Vargas], que volta e meia são ameaçadas por esse tipo de investida. Eu não acredito que passe um projeto desses no Senado. Não acredito que a sociedade vá aceitar se desfazer da Petrobras, do pré-sal”, disse.

Em março, o senador José Serra (PSDB-SP) apresentou um projeto que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo partilha de produção de petróleo na exploração do pré-sal. O projeto não prevê a privatização da estatal.

Desde 2010 a Petrobras é obrigada a atuar como operadora única dos campos do pré-sal com uma participação de pelo menos 30% na exploração. A lei atual também obriga a empresa a ser a responsável pela condução e execução de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção. Para o senador, é “inconcebível que um recurso de tamanha relevância sofra um retardamento irreparável na sua exploração devido a crises da operadora”.

Dilma: usar crise para chegar ao poder é versão moderna de golpe

Leia a matéria completa

Ainda de acordo com Serra, o escândalo descoberto pela Operação Lava Jato criou uma situação quase insustentável para a Petrobras, que deveria investir US$ 220,6 bilhões até 2018, mas que foi afetada por desvios de recursos e pressões financeiras que podem causar dificuldades na obtenção de financiamento para seus projetos.

O senador ainda lembra que os preços do petróleo têm sofrido baixas, e que as previsões são de que as exportações brasileiras de derivados do petróleo sofram uma queda de 30,7% neste ano. “É imprescindível a mudança na lei, com vistas ao restabelecimento de um modelo que garanta a exploração ininterrupta e também maiores possibilidades de ganhos para o Tesouro”, afirma, em sua justificativa ao projeto.

Escola

Ainda no vídeo, Chico Buarque comenta a escola de formação de quadros do MST, que, segundo Stedile, completa dez anos e teve contribuição do cantor. “Não conheço [a escola], só por fotos, mas só ouço falar maravilhas, pela possibilidade formação de quadros de instrução política e não só isso, artes, tem artes, curso de literatura”, diz Chico.

Ele ainda elogia o ex-jogador Sócrates, que morreu em 2011 e que, afirmou o líder sem terra, irá batizar o nome de um campo de futebol a ser inaugurado pelo MST. “O Sócrates sempre foi muito firme na defesa da sua classe, os trabalhadores do futebol, nas lutas pelas Diretas, e um grande amigo”, disse.

Chico Buarque ainda foi presenteado com um uniforme dos petroleiros e uma cesta com produtos como queijo e cachaça e autografou DVDs – um deles, “aos amigos da Venezuela”, a pedido de Stedile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]