• Carregando...

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (5), em segunda discussão, o projeto de resolução que antecipa a eleição da Mesa Executiva da Casa de dezembro para outubro. Na votação, foi aprovada uma emenda do deputado Caíto Quintana (PMDB) definindo que o pleito seja realizado a partir do dia 10 de outubro. A data exata será definida em conjunto pelos líderes partidários. A proposta ainda precisa passar por mais duas votações em plenário.

De autoria da atual Mesa Executiva, comandada pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB), o projeto foi apresentado sob a justificativa de que a mudança facilitará o processo de transição de poder -- com a mudança, esse período passará de dois para quatro meses, uma vez que a posse ocorre em fevereiro. Nos bastidores, porém, a medida sempre foi vista como uma forma de Rossoni pavimentar sua reeleição ao cargo.

Justamente por isso os deputados decidiram estipular uma data aproximada para o pleito e que obrigatoriamente fosse depois do primeiro turno das eleições municipais, marcadas para o dia 7 de outubro deste ano. O temor estava no fato de que, como Rossoni é o presidente em exercício do PSDB estadual, ele tem o poder de determinar quem o partido -- e, sobretudo, o governador Beto Richa -- apoiará nos municípios que formam a base eleitoral de cada deputado. Dessa forma, ele poderia "amarrar" a eleição interna à disputa pelas prefeituras. A lógica seria que o deputado que votasse pela reeleição de Rossoni receberia o apoio do PSDB na eleição de outubro, caso seja candidato a prefeito. O apoio também se estenderia a aliados dos parlamentares.

Na votação desta terça-feira, foram arquivadas duas outras emendas. Uma, do próprio Rossoni, previa que a eleição fosse realizada a partir do dia 15 de outubro. Outra, do peemedebista Anibelli Neto, estipulava a última sessão de outubro para o pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]