• Carregando...

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (5) um convite para que o ministro Tarso Genro dê explicações sobre a concessão de refúgio político ao ex-ativista italiano Césare Battisti, condenado por quatro assassinatos em seu país e acusado de terrorismo. A audiência deve acontecer na próxima quarta-feira (11).

Tarso concedeu o refúgio de forma monocrática apesar de o Conselho Nacional de Refugiados (Conare) ter recusado o benefício para o italiano. A ação provocou reações do governo italiano e o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá em breve se a decisão do ministro suspende o processo de extradição para a Itália que tramita naquele tribunal. Enquanto isso, Battisti segue preso.

Autor do requerimento, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirma que a intenção da audiência com o ministro é esclarecer os motivos que levaram à concessão do refúgio. "O requerimento é para dar a oportunidade de o ministro Tarso Genro explicar sua posição".

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que tem sido um dos interlocutores frequentes de Battisti, disse já ter conversado com o ministro sobre sua presença no Congresso. "O ministro já comunicou a disposição de vir aqui o quanto antes".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]