• Carregando...
Comissão interna da Câmara deu parecer favorável ao impeachment da presidente Dilma. | EVARISTO SA/AFP
Comissão interna da Câmara deu parecer favorável ao impeachment da presidente Dilma.| Foto: EVARISTO SA/AFP

O Palácio do Planalto perdeu a primeira grande batalha pela salvação do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

A Comissão Especial do Impeachment na Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (11), por 38 votos a 27, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) que defende a admissibilidade do processo de destituição da presidente da República.

LEIA MAIS: O cronograma do impeachment

EM VÍDEO: veja a reação dos deputados após a aprovação do relatório

Placar do impeachment: veja como votaram os deputados

Leia a matéria completa

Fechado o primeiro duelo, a partir de agora, a “guerra” envolverá mais “soldados”, já que a discussão será encaminhada ao plenário da Câmara – todos os deputados têm direito a voto.

O governo monta a estratégia para que o governo consiga reverter o processo.

A oposição, por sua vez, busca garantir o quanto antes os 342 votos favoráveis para que o processo possa ser encaminhado ao Senado Federal.

Em áudio, Temer fala como se impeachment já tivesse sido aprovado; ouça

Leia a matéria completa

O resultado da votação desta segunda-feira será lido na terça-feira (12) em plenário e a partir de quarta (13) é muito provável que seja aberto o prazo de 48 horas para o início da votação no plenário da Câmara.

O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer que o processo comece a ser votado em plena sexta-feira (15), o que pode fazer com que a votação final se arraste por três dias e tenha seu desfecho apenas no domingo (17), na expectativa de que a pressão das ruas leve os deputados a optarem pela saída de Dilma.

A votação do trâmite do impeachment será nominal, ou seja, cada parlamentar deverá se pronunciar no microfone.

Senado

Caso o plenário da Câmara aprove o impeachment de Dilma, o processo é enviado ao Senado, que tem dois dias para formar sua comissão. O trâmite no Senado deve durar até o dia 2 de maio. Caso seja aprovado o processo de impeachment também entre os senadores, Dilma é afastada por 180 dias e o vice, Michel Temer (PMDB), assume.

Depois disso, inicia-se o processo de julgamento de Dilma no Senado propriamente dito, com mediação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), quando serão necessários votos de dois terços (54 dos 81 senadores) para a condenação.

Veja o vídeo da reação da comissão após a aprovação

Deputados cantam ao final da votação

"Olê, olê, olê, vamos à luta para derrubar o PT"Deputados da Comissão do Impeachment cantam e gritam ao final da votação; assista.Saiba mais sobre a votação: //bitly.com/25VMtvo

Posted by Gazeta do Povo on Monday, 11 April 2016
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]