• Carregando...

Vínculo com o PT

Questionado sobre os vínculos que teria com o PT (em 2010, ele pediu votos para a então candidata Dilma Rousseff), Fachin disse que “não teria dificuldades em julgar nenhum partido”. Fachin, no entanto, definiu-se como “progressista”. “Considero-me alinhado com as pessoas que querem o progresso do país. Sou, portanto, progressista nesse sentido, mas preservando o Estado, preservando a autodeterminação dos interesses privados, um espaço importante da liberdade, da espacialidade, da liberdade individual, porque nós não podemos, em hipótese alguma, aniquilar essa liberdade.”

MST e propriedade privada

O professor da UFPR foi questionado diversas vezes por uma suposta simpatia pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). No começo da carreira jurídica, ele foi procurador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e membro da Associação Brasileira de Reforma Agrária junto ao Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). “O sistema vencedor, o sistema vigente, o sistema a que nós devemos obediência no Brasil é aquele que prevê a propriedade como um direito fundamental e ressalva a propriedade produtiva – isso está dito com todas as letras na Constituição.”

Redução da maioridade penal

Fachin falou sobre a redução da maioridade penal, que está em discussão no Congresso. Também indicou que a limitação em 18 anos não consta “formalmente” das cláusulas pétreas da Constituição, mas pode constar “substancialmente”. Por outro lado, disse que é preciso se discutir “qual é o melhor mecanismo para tratar o tema”. “Talvez uma saída seja discutir as regras que estão no Estatuto da Criança e do Adolescente. E, eventualmente, ampliar essas regras, de tal modo que, por exemplo, ampliando a internação – que deve ser adequada –, poderíamos alcançar alguns resultados eventualmente mais efetivos.”

Poligamia

O jurista paranaense foi questionado por ter desenvolvido uma suposta interpretação constitucional que estimularia a poligamia. Fachin explicou que a questão foi mal compreendida, a partir da análise de um trabalho acadêmico de um estudante da UERJ. “A família, base da sociedade, portanto também base do Estado brasileiro, tem o seu assento nos termos da Constituição, nem mais e nem menos. Quer estejamos de acordo ou não. A Constituição é o nosso limite e dentro desse limite ela prevê as possibilidades e, portanto, o relacionamento fiel, a fidelidade é um projeto de vida e é da estrutura da família.”

Financiamento de campanha

Embora tenha dito que acredita que não vai ter oportunidade de votar sobre o fim das doações eleitorais de empresas no STF, disse que a questão deveria ser decidida pelo Congresso. “Parece-me que aí o Judiciário desborda de suas funções, com o devido respeito a certas circunstâncias. Vou dizer isto com todo o respeito à Corte Suprema do Brasil: há certas circunstâncias em que o Supremo não deve atravessar a rua, e, portanto, manter-se no lugar e dar primazia ao Parlamento.”

Procuradoria x Advocacia

Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) bombardearam Fachin sobre a questão de que o jurista teria exercido ilegalmente a advocacia depois de ter passado em concurso para procurador do estado do Paraná, em 1990. A dupla função teria ocorrido após a Constituição Estadual determinar que os procuradores não podiam atuar como advogados. “Me inscrevi nesse concurso público que teve o seu edital publicado no mês de março de 1989, de acordo com a lei complementar vigente à época que previa o impedimento da advocacia contra a Fazenda Pública. E esse concurso público teve o seu percurso alongado, e eu acabei sendo nomeado e tomei posse no ano subsequente. Disto não pode ficar a menor dúvida: iniciei o concurso antes da Constituição, e minha nomeação saiu após a vigência da nova Constituição.”

Copel

Fachin foi questionado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) por ter advogado, na década passada, para a Copel. O senador perguntou se ele, como procurador do estado, não estava impedido de atender uma empresa de economia mista. “Nós sabemos que as sociedades de economia mista são mistas precisamente porque têm ações em bolsa de valores, têm interesses de mercado. E na área do mercado, obviamente, contratam pessoas que são especialistas para prestar os seus serviços. Eu fui procurado nessa condição. Essa arbitragem internacional se deu na Câmara de Comércio da Organização Mundial de Comércio, cuja sede, como sabemos, é na França. E do ponto de vista do resultado, acredito que tivemos um resultado muito proveitoso para os acionistas dessa companhia.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]