• Carregando...
 |
| Foto:

Ratinho Jr. (PSC):

» Garantir acesso aos programas de segurança alimentar, a exemplo do Armazém Popular e o Sacolão da Família à população mais necessitada.

» Reestruturar o sistema de merenda escolar por meio de um comitê que irá propor inovações na gestão, aquisição e produção de merenda.

» Criar um cinturão orgânico metropolitano, com hortas próximas aos cursos d’água, nas escolas e terrenos baldios.

» Agilizar e facilitar o câmbio verde, garantindo que ele vá à comunidade e não que as pessoas tenham de ir até ele.

» Atuar junto à Sanepar para a criação de um programa para a universalização do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

» Combater pontos de alagamento.

» Integrar Curitiba aos programas federais de esporte e lazer.

» Criação de um centro de capacitação paradesportiva.

» Implantar o programa Sorriso da Gente para garantir a saúde bucal das crianças e o tratamento ortodôntico das que necessitam.

» Implantar o programa Mutirão da Saúde nos Bairros com equipes multiprofissionais voltadas para campanhas de prevenção e diagnóstico de doenças.

» Valorizar os profissionais da saúde por meio da formação continuava e aumento dos recursos disponíveis nas unidades.

» Zerar as filas de espera para consultas especializadas mediante o uso de novas tecnologias e parcerias com os governos estadual e federal, além da contratação de mais profissionais de saúde e investimento nos programas de prevenção de doenças.

» Instituir o Ônibus das Especialidades para promover, nos bairros, exames nas áreas da cardiologia, oftalmologia, dermatologia e oftalmologia.

» Incentivar os projetos de fitoterapia e medicina natural.

» Criar o programa Homem Curitibano, oferecendo exames laboratoriais preventivos e periódicos, particularmente aos maiores de 40 anos, além de orientação e acompanhamento permanente.

» Oferecer aos idosos aulas em academias ao ar livre.

» Reabrir o Hospital do Carmo.

» Retomar convênio com hospitais universitários.

» Manter, ampliar e reforçar os programas que vêm apresentando resultados satisfatórios. Um deles é a Mãe Curitibana.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Gustavo Fruet (PDT):

» Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada.

» Aumentar a qualidade no atendimento da saúde com a contratação de1000 profissionais da área da saúde.

» Garantir o funcionamento do Hospital do Idoso em capacidade plena.

» Construir hospital na região Norte da Cidade.

» Construir o Hospital da Mulher.

» Construir Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) no Tatuquara e na Matriz. Reestruturação da unidade do Pinheirinho.

» Implantar centros de especialidades médicas para expansão das consultas e exames especializados para diminuir as longas filas e tempo de espera existente atualmente em diversas especialidades médicas.

» Construir e reformar 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros onde o serviço está deficiente.

» Ampliar o horário de atendimento de Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um terceiro turno, em todas as regionais.

» Realizar mutirões periódicos para consultas e cirurgias eletivas

» Garantir atendimento médico de urgência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para diminuir o fluxo de usuários para os Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs), diminuindo o tempo de marcação de consultas.

» Aumentar o número de equipes de saúde da família, atendimento domiciliar e dos agentes comunitários. Prioridade para atenção básica e preventiva.

» Atenção farmacêutica – melhorar a cobertura de medicamentos disponibilizados.

» Promover a atenção integral à saúde da população curitibana com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

» Criar comitê integrado antidrogas intersetorial vinculado à saúde.

» Criar programa integrado de atendimento aos dependentes e família de álcool e de outras drogas, que envolva atenção na área da saúde, educação, formação profissional, assistência jurídica e parceria com o terceiro setor como as comunidades terapêuticas.

» Desenvolver campanha educativa em todas as escolas municipais, particulares, estaduais e federais de ensino básico, nas igrejas, clubes de serviços, objetivando a prevenção ao uso de drogas.

» Capacitar profissionais da saúde para o atendimento adequado aos usuários e dependentes de drogas licitas e ilícitas.

» Disponibilizar pelo menos 500 vagas para internamento de dependentes.

» Articular políticas da prefeitura na área da educação, saúde, assistência social cultura e lazer para atendimento especializado aos idosos. Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo.

» Aumentar a participação da população na prática da atividade física voltada para a saúde e qualidade de vida.

» Garantir a acessibilidade com segurança e autonomia nos espaços, nos mobiliários e nos equipamentos urbanos, gerando menor risco de acidentes.

» Implementar um projeto para aumentar a segurança no trânsito, prevenindo e combatendo a violência no trânsito. Enfocar as consequências do uso de álcool e outras drogas x trânsito; a desvalorização da vida e a banalização da morte;

» Administrar a saúde com resolutividade, mais eficiência e com melhor atendimento nas unidades 24 Horas.

» Reestruturar e melhorar o sistema de informática da Secretaria de saúde.

» Valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação.

» Instituir câmara técnica entre a secretaria municipal de saúde (SMS) e os hospitais filantrópicos e sem fins lucrativos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) no município; rever as contratualizações; com o intuito de fortalecer a parceria e ampliação dos números de leitos hospitalares na cidade que praticamente é o mesmo há 20 anos.

» Atuar junto à saúde suplementar (operadoras de planos de saúde) para melhoria do acesso e da qualidade do atendimento aos usuários deste sistema

» Atuar junto aos demais municípios da RMC no sentido de apoiar a organização do setor saúde em toda a região na expansão de serviços de média complexidade, com fortalecimento de atenção básica resolutiva local; consórcio metropolitano de saúde

» Fortalecer a gestão democrática e participativa da Saúde, garantindo a articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos de saúde (Conselho Municipal e Conselhos Locais).

» Manter os programas da prefeitura que são bem avaliados e fortalecer a parceria com o Ministério da Saúde.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Luciano Ducci (PSB):

» Construir 10 novas Unidades Básicas de Saúde: 23 de Agosto, Mercês, Salgado Filho, Tatuquara, Campo do Santana, Acrópole, Jardim das Américas, Campo Alegre, Coqueiros e Jardim Aliança.

» Construir sede própria de duas Unidades Básicas de Saúde: Sagrado Coração e Bacacheri.

» Construir dois Espaços Saúde: Concórdia e Pantanal.

» Reconstruir 10 Unidades Básicas de Saúde: Vila Leonice, Moradias Belém, Esmeralda, São Domingos, Vila Clarice, Palmeiras, Estrela, Vila Machado, Sabará e Xaxim.

» Construir os Centros Municipais de Urgências Médicas do Tatuquara e da Matriz.

» Construir o Centro de Especialidades Médicas Regional, em parceria com o Governo do Estado, na Regional Boa Vista. 7) Construir o Hospital de Pronto Socorro Norte, em parceria com o Governo do Estado, para atender Curitiba e Região Metropolitana.

» Ampliar o Pronto Socorro do Hospital do Trabalhador e construir o Centro Obstétrico em anexo com 50 leitos, em parceria com o Governo do Estado.

» Implantar o Eletrocardiograma Digital em todas as Unidades Básicas de Saúde, com a Central de Laudos no Hospital do Idoso.

» Integrar online as Unidades Básicas de Saúde com os Centros de Especialidades para apoio diagnóstico e terapêutico a distância.

» Manter e ampliar os Mutirões de consultas, exames e procedimentos especializados.

» Plano Intersetorial de Enfrentamento à Obesidade

» Implementar ações e estratégias de enfrentamento para o controle e combate à obesidade e suas doenças associadas, com o envolvimento das Secretarias do Abastecimento, Educação, Esporte Lazer e Juventude.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Bruno Meirinho (PSol):

» A Frente de Esquerda defende a estatização de todos os equipamentos de saúde privatizados e terceirizados da área de saúde em Curitiba. Para isso, a Prefeitura implementará um processo de auditoria e investigação do setor saúde na cidade, mostrando a situação atual do sistema, ganhando a população para o apoio a estatização. No governo da Frente de Esquerda, não haverá dinheiro público para a saúde privada em Curitiba.

» Gastos como saneamento básico, publicidade, aposentadorias, esporte e lazer foram considerados por muito tempo como gastos em saúde. É claro que estas áreas tem influencia para a saúde, mas caso sejam consideradas como gasto em saúde, o setor será sempre estrangulado e asfixiado. Por conta disso, a Frente de Esquerda defende o mínimo de 15% das receitas para a área de saúde, sem que aposentados e sistemas fechados de saúde (como o ICS – Instituto Curitiba de Saúde) sejam contabilizados como gastos na área.

» A Frente de Esquerda, dentro da ideia mais geral de democracia participativa, vai implementar um processo de democratização real e verdadeira das Conferências e do controle social na área de saúde. A compreensão da Frente é que este espaço deve ser livre para deliberar os mecanismos de gestão do município e que não pode servir como um espaço de tutela dos movimentos sociais. Além disso, temos o compromisso de implantar processo de eleição para as autoridades locais de saúde, semelhante ao processo de escolha direta para os diretores de escolas.

» A Frente de Esquerda defende a implantação da jornada de 30 horas semanais para todos os trabalhadores do setor de saúde municipal. Defendemos também um salário digno para esses trabalhadores, respeitando o piso das categorias, para que se diminua o duplo vinculo na área.

» Outro problema dos recursos humanos são os vínculos precários. Neste caso estão as Agentes Comunitárias de Saúde, que são contratadas em Curitiba por uma ONG, que paga salários menores que no município de Araucária. A Frente de Esquerda defende a municipalização deste serviço, garantindo estabilidade para essas trabalhadores, tão suscetíveis a pressões e assédio moral.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Carlos Moraes (PRTB):

» Atender 100% dos casos possíveis de serem atendidos a domicilio fazendo pequenos procedimentos como; troca de curativos, verificação de pressão etc..

» Assistir e entregar toda medicação aos idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção também a domicilio.

» Gerenciar com a tecnologia da informação o sistema integral e irrestrito da área da saúde, ou seja indo do atendimento ao paciente no balcão do posto de saúde até o hospital a marcação da cirurgia com imagens e som online.

» Marcar consultas por SMS, e-mail, telefone para acabar ou diminuir as filas.

» Prontuário eletrônico interligado em um sistema único para acompanhar a consulta, o remédio prescrito, a baixa no estoque, em fim o controle de tudo, desde de uma aspirina até o mais caro medicamento ou equipamento, justamente para estancar a corrupção, os desvios,os desperdícios e o "jeitinho brasileiro".

» Ir além dos SUS junto a classe médica, hospitais e clinicas criando parcerias com isenções e incentivos fiscais para oferecer rapidez sobre tudo nos casos de espera para especialidades e cirurgias.Com esse sistema é possível economizar de 25% a 35% dos gastos atuais para pagar melhor os funcionários dessa pasta e fazer investimentos.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Alzimara (PPL)

» Aumentar investimentos na atenção básica.

» Integrar as unidades de saúde do município através da total informatização do setor para que qualquer unidade tenha acesso ao histórico de atendimentos e diagnósticos anteriores desses pacientes. Aumentar, com isso, o controle das autoridades sobre o funcionamento do sistema.

» Construir 50 Unidades de Saúde.

» Construir e equipar quatro novos hospitais municipais.

» Ampliar para 20 o número de unidades para atendimento de psiquiatria.

» Fortalecer a luta pela ampliação dos recursos federais para a Saúde.

» Participar ativamente da implantação em Curitiba do Programa de atendimento domiciliar "Melhor em Casa" do Governo Federal.

» Apoiar a ampliação das experiências de Atendimento Domiciliar com vistas a facilitar a vida das pessoas, na maioria idosas, que são acometidas de doenças graves e têm dificuldades de locomoção.

» Apoiar o fortalecimento do Programa de Saúde da Família, para atingir 100% de cobertura na cidade .

» Apoiar projeto de iniciativa popular exigindo que no mínimo 10% do orçamento da União sejam destinados para a Saúde Pública.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Avanilson (PSTU):

» Investir 20% de orçamento exclusivamente na saúde pública de Curitiba;

» Ampliar e estruturar as unidades 24 horas para os bairros populares de Curitiba, com equipamentos e servidores públicos concursados, para acabar com as filas e o mal atendimento;

» Retomar a gestão de todas as unidades de saúde, hospitais e centros de saúde 24 horas para oMunicípio;

» Saúde é direito de todos e dever do Estado! Pelo acesso universal e de qualidade à saúdel Exigirnos um sistema de saúde público, exclusivamente estatal, sob o controle dos trabalhadores, gratuito e de qualidade para todos. Pela efetivação dos princípios do SUS;

» Pelo financiamento mínimo de 6% do PIB para a saúde pública "estataI";

» Controle popular sobre a gestão e os gastos, com fim das privatizações! Nenhuma verba pública para os hospitais privados ou filantrópicos;

» Pela construção e implementação do plano de cargos e salários do SUS, com financiamento tripartite! isonomia salarial para trabalhadores de mesma função e mesma escolaridade, independente da categoria profissional ou do vínculo empregatício;

» Em defesa dos trabalhadores terceirizados! Pela incorporação dos trabalhadores terceirizados aossindicatos, pela unificação dos trabalhadores de saúde;

» Por uma saúde pública, estatal e laical Pela legalização e regulamentação do aborto;

» Acesso universal a medicamentosl Pela criação de laboratórios públicos de produção de medicamentos; quebra de patentes, expropriação e estatização dos laboratórios existentes e das farmácias sob o controle da classe trabalhadora;

» Por ambientes de trabalho sadios, seguros, onde acidentes seiam fruto do acaso! Contra o abusopatronal na imposição de ritmo de trabalho exaustivo, que induzem ao aumento de doenças e acidentes de trabalho. Pelo reconhecimento e nexo causal das doenças do trabalho;

» Redução da jomada de trabalho! Carga horária de no máximo 30 horas semanais, sem redução de salário para todos os trabalhadores do setor saúde! Redução da jornada de trabalho sem redução salarial para o conjunto da classe trabalhadora;

» Garantir que as Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família atendam com equipe completa, inclusive com uma equipe de saúde mental.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Rafael Greca (PMDB)

» O candidato Rafael Greca não enviou suas propostas até o fechamento desta edição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]