• Carregando...
 |
| Foto:

PPL

Alzimara Bacellar tem 52 anos e é fundadora do PPL. Ela é funcionária pública estadual desde 1986. A candidata é diretora licenciada da Confederação das Mulheres do Brasil e também exerce a presidência da Federação das Mulheres do Paraná, entidades que trabalham pelas causas femininas. Tem formação superior na área de gestão pública. Apesar do histórico de militância política em movimentos sociais, disputa pela primeira vez uma eleição. É mãe de dois filhos e tem um neto.

Candidato a vice-prefeito: Cláudio Fajardo (PPL)

O sociólogo Cláudio Fajardo tem 61 anos. Foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba em 1983 e diretor da Biblioteca Pública do Paraná entre 2003 e 2010. Já foi filiado ao PSDB e ao PMDB, de onde saiu para fundar o PPL com Alzimara Bacellar, em 2011.

Principais propostas

» Educação: construção de 125 creches nos próximos quatro anos para atender 25 mil crianças.

» Saúde: construção de 50 unidades de saúde e quatro hospitais municipais.

» Mulheres: criação da Secretaria de Política para as Mulheres;

» Comunicação: implantação de uma emissora de rádio e uma de televisão públicas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

PSTU

Avanilson Araújo tem 38 anos. É formado em Direito e tem mestrado em Ciências Sociais. Ingressou na política na década de 1990 em Minas Gerais, militando pelo PT, partido com o qual rompeu em 1998. Nesse mesmo ano veio para o Paraná e atuou como advogado do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Atual presidente estadual do PSTU, concorreu ao governo do Paraná em 2010 e obteve 4.041 votos.

Candidata a vice-prefeita: Beatriz de Campos (PSTU)

Com 25 anos, Beatriz é a mais jovem entre os concorrentes à disputa majoritária. Professora de inglês e fotografia, ela não possui histórico político e disputa uma eleição pela primeira vez. A candidata a vice é filiada ao PSTU desde 2002.

Principais propostas

» Transporte: baixar a tarifa para R$ 1 para o transporte coletivo, tanto de ônibus como do metrô.

» Habitação: investir pelo menos 6% do orçamento municipal em moradia popular.

» Educação: aumentar o contraturno na rede municipal de ensino.

» Juventude: criação na periferia de centros de referência para a juventude, com atividades culturais e profissionalizantes.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Frente da EsquerdaPSol/PCB

Bruno Meirinho é advogado e mestre em Geografia - estudou planejamento urbano de Curitiba. Tem 30 anos e já concorreu à prefeitura de Curitiba, em 2008, quando recebeu 4.464 votos. Também foi candidato a deputado federal, em 2010, obtendo 1.946 votos. Meirinho começou sua história política no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi um dos líderes da ocupação da Reitoria, em 2005.

Candidata a vice-prefeita: Sueli Fernandes (PSol)

Sueli Fernandes tem 47 anos e é professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Ela é representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Paraná (Feneis/PR) e trabalha em defesa de criação de escolas bilíngues para surdos no estado.

Principais propostas

» Tributação: instituição do IPTU progressivo para imóveis vazios como instrumento para reduzir a fila da Cohab.

» Transporte: Estatização do transporte coletivo, que ficaria integralmente sob responsabilidade da prefeitura.

» Copa do Mundo: realização de um plebiscito sobre a realização da Copa do Mundo em Curitiba.

» Educação: investir 30% do orçamento, construção de centros de educação infantil e contratação de profissionais.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Curitiba Quer MaisPDT/PT/PV

Filho do ex-prefeito Maurício Fruet, Gustavo Fruet tem 49 anos. É advogado, tem mestrado em Direito Público e doutorado em Direito das Relações Sociais. Em 1996, foi eleito vereador da capital. Concorreu a deputado federal no lugar do pai - que morreu 30 dias antes da eleição -, em 1998. Conseguiu a vaga na Câmara Federal e foi reeleito duas vezes. Em 2010, tentou uma vaga no Senado. Com 2,5 milhões de votos, não conseguiu se eleger. Em 2011, deixou o PSDB para ingressar no PDT e viabilizar sua candidatura a prefeito.

Candidata a vice-prefeita: Mirian Gonçalves (PT)

Mirian Gonçalves disputa pela primeira vez uma eleição. É advogada trabalhista e tem 51 anos. A escolha para o cargo de vice veio após uma votação apertada nas nove regionais do PT em Curitiba. Ela organizou a Central Única de Trabalhadores, em 1990. Em 2008, coordenou o programa de governo do PT para prefeitura de Curitiba, função que também desempenha neste ano.

Principais propostas

» Saúde: construção de hospital na região norte e transformação do hospital do Bairro Novo em hospital da mulher.

» Educação: zerar a fila nas creches para crianças de 4 e 5 anos e abrir 15 mil novas vagas para as de 0 a 3 anos.

» Drogas: Criação de Comitê Antidrogas e aumento de vagas para tratamento para dependentes químicos.

» Gestão: adoção de uma gestão integrada, na qual as secretarias municipais trabalhariam juntas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Curitiba Sempre na FrentePSB/PSDB/PPS/DEM/PP/PSD/PTB/PRP/PSL/PTN/PSDC/PHS/ PMN/PTC/PRB

Luciano Ducci tem 57 anos. Formou-se em Medicina e atuou na área de pneumologia pediátrica. É servidor da Secretaria Municipal de Saúde desde 1987 e assumiu o comando da pasta entre 1998 e 2002, e 2006 e 2010. Foi deputado estadual. Em 2004, elegeu-se vice-prefeito na chapa de Beto Richa (PSDB). Reeleito em 2008, assumiu a prefeitura em 2010 - quando Richa saiu para concorrer ao governo do estado - e permanece no cargo até os dias atuais.

Candidato a vice-prefeito: Rubens Bueno (PPS)

Rubens Bueno tem 64 anos e já foi prefeito de Campo Mourão, na região Noroeste, entre 1993 e 1996. Foi deputado estadual em dois mandatos seguidos, de 1983 a 1990, além de secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Ação Social. Foi eleito deputado federal em 1991, 1999 e 2010. Em 2002, disputou a eleição para o governador e, em 2004, concorreu à prefeitura de Curitiba, mas não foi eleito nessas ocasiões.

Principais propostas

» Educação: criação de 15 mil vagas em creches (7 mil para crianças de 0 a 3 anos e 8 mil para as de 4 a 6 anos).

» Assistência social: erradicar a miséria em Curitiba ao retirar 12,7 mil pessoas dessa faixa.

» Pavimentação: asfaltar mil quilômetros de ruas.

» Saúde: construção do Hospital de Pronto Socorro Norte e duas unidades 24 horas (Centros Municipais de Urgências Médicas).

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

PMDB

Aos 56 anos, Rafael Greca tenta ser prefeito de Curitiba pela segunda vez. Ele governou a capital entre 1993 e 1997. É formado em economia e engenharia civil. Foi eleito deputado federal em 1998 e no ano seguinte se tornou ministro do Esporte e Turismo, no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi eleito deputado estadual e, em 2006, ficou como suplente. Não conseguiu cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná em 2010. Também ocupou a presidência da Companhia de Habitação do Paraná.

Candidata a vice-prefeita: Marinalva Silva (PMDB)

Marinalva Silva tem 57 anos e é especialista em Administração Pública. Assistente social e sanitarista, a candidata a vice é servidora da Secretaria de Estado da Saúde, onde já atuou como diretora da 2ª Regional de Saúde Metropolitana. Marinalva também foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, preside uma das zonais do PMDB curitibano, na região do Fazendinha.

Principais propostas

» Transporte: implantar o metrô aéreo - veículo leve sobre trilhos que integraria toda a cidade.

» Educação: instituição de escolas integrais nos bairros populares, mantendo as crianças em atividade durante todo o dia.

» Velocidade: fim dos radares, substituindo-os por lombadas eletrônicas.

» Meio ambiente: construção de mais 50 parques com áreas de lazer.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Curitiba CriativaPSC/PR/PCdoB/PTdoB

Filho do apresentador de tevê Carlos Roberto Massa, o Ratinho, o deputado federal licenciado Ratinho Junior (PSC) herdou o nome e o apelido do pai. Tem 31 anos. É formado em Marketing e Pro-paganda e pós-graduado em Direito do Estado. Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual com cerca de 189 mil votos. Chegou à Câmara Federal, em 2006, com 205 mil votos. Foi reeleito com quase 360 mil votos, em 2010 - a maior votação da história do Paraná.

Candidato a vice-prefeito: Ricardo Mesquita (PSC)

Ricardo Mesquita tem 54 anos e atua há mais de 20 anos na área de acessibilidade. É arquiteto e urbanista e, atualmente, trabalha como autônomo. Foi servidor da prefeitura de Curitiba e passou pela Secretaria de Urbanismo, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano. Integra pela primeira vez uma chapa para concorrer à eleição municipal.

Principais propostas

» Creches: ampliar o horário das creches até as 19 horas.

» Segurança: criação da Academia da Guarda Municipal e implantação de módulos de segurança nos bairros.

» Educação: distribuir uniforme escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino.

» Saúde: criação dos programas Homem Curitibano e Sorriso da Gente, para levar tratamento odontológico às crianças nas escolas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]