• Carregando...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira (7), após sessão solene do Congresso para comemorar os 15 anos de lançamento do Plano Real, que o Senado está diferente de sua época. Segundo ele, um Congresso improdutivo ressalta a divulgação de "detalhes constrangedores" dos parlamentares.

Questionado se o Senado estava diferente do tempo em que foi senador, FHC concordou. "Mudou. Pelo que vejo nos jornais mudou muito. Na época que fui senador, tínhamos um debate mais vivo e de ideias. Hoje em dia, tem preocupação com detalhes constrangedores", comentou.

Segundo ele, todos concordam que o Congresso está pouco produtivo e isso faz com que outras coisas fiquem mais importantes. "Nisso [Congresso pouco produtivo] não há dúvidas, todos sabem disso. Mas é preciso ter uma agenda e propostas. Quando o Congresso fica menos ativo, acontece que as questões que não deveriam ser as mais importantes se tornem as mais importantes", argumentou.

Lula

O ex-presidente voltou a reclamar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, na avaliação dele, não reconhece os benefícios do Plano Real e do governo tucano para os avanços do país.

"Eu seria injusto com ele [Lula] se dissesse que ele está apenas surfando a onda do Plano Real. Ele usou [o plano] e não reconheceu. Até agora, não disse uma palavra sequer sobre o Real e tudo o que fizemos no meu governo que funcionou em benefício para o Brasil. Eu não quero fazer o que o PT fez comigo. Ele seguiu quase tudo na política econômica e também fez as coisas dele. Ele tem que entender que uma nação não é feita por um homem, mas é uma construção", lamentou o ex-presidente.

Apesar da reclamação pelo não reconhecimento por parte de Lula, FHC disse que o "Brasil está avançando".

Mais cedo, ao chegar no Congresso, Fernando Henrique disse que não queria falar sobre a crise do Senado. "Em casa de enforcado não se fala em corda," disse. Ele também admitiu estar "um tanto perplexo" com a onda de denúncias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]