• Carregando...

Começam nesta semana as convenções estaduais partidárias no Paraná. Nos encontros, cada partido deve indicar quais serão os candidatos que vão disputar as vagas para deputado estadual e federal. Os partidos com candidatura própria também devem anunciar os candidatos ao senado e ao governo estadual.

O primeiro partido a realizar a convenção no estado será o PDT, na próxima quinta-feira (10). O partido ainda não definiu se o senador Osmar Dias será candidato ao governo ou se vai apoiar o tucano Beto Richa (PSDB) e tentar um novo mandato no Senado Federal. A decisão final do partido não deve ser anunciada no encontro, mas somente depois da convenção nacional do PDT que acontece no sábado (12).

A convenção do PSDB estava marcada para a sexta-feira (11), mas acabou adiada para o dia 19. Segundo o presidente estadual do partido, Valdir Rossoni, a data foi mudada para que a participação de possíveis partidos aliados seja viabilizada. O ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa, será o candidato ao governo estadual.

As alianças com o PP e com o DEM já foram confirmadas. Os tucanos também estão otimistas em relação ao apoio de Osmar Dias. Para conseguir isso, além de uma das vagas de candidato ao senado, os tucanos ofereceram ao PDT a vaga de vice-governador na chapa.

PT e PMDB

Quem também deseja o apoio dos pedetistas são o PT e o PMDB, que realizam suas convenções no próximo dia 26. Dentro do PMDB, ainda existe uma divergência. O atual governador Orlando Pessuti não deseja abrir mão de sua candidatura ao governo, no entanto o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, começou a trabalhar para fechar uma aliança com PT e PDT, com Osmar Dias como candidato ao governo. Isso garantiria um palanque forte para a pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. Uma reunião na noite desta terça no diretório do PMDB deve debater o assunto.

Outro empecilho para a aliança entre os três partidos envolve o Partido dos Trabalhadores. Em uma eventual coligação, Osmar Dias gostaria de ter Gleisi Hoffmann como candidata a vice, mas os petistas também insistem em tê-la como candidata ao Senado.

Pesquisas

A última pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná foi divulgada pelo Instituto Vox Populi no último dia 18 de maio. No levantamento, Beto Richa aparece com 40% das intenções de votos. O segundo colocado foi Osmar Dias, com 33%. Orlando Pessuti, do PMDB, tem 10% das intenções de voto e Rubens Bueno (PPS) obteve 3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]