• Carregando...

O corpo do ex-secretário de Saúde do Paraná Cláudio Murilo Xavier, 48 anos, foi enterrado por volta das 11 horas desta terça-feira (9) no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Inicialmente o sepultamento estava marcado para as 10 horas, mas, em razão da Escola de Governo, foi adiado em uma hora para que o governador Roberto Requião (PMDB) e secretários que participaram da reunião pudessem acompanhar.

Familiares, amigos e colegas de trabalho se despediram do corpo de Cláudio Xavier. Na abertura da Escola de Governo, Requião bastante emocionado fez uma homenagem ao ex-secretário. "Não o chamo de ex-secretário, porque tudo o que fazemos hoje na Saúde é por causa dele", disse o governador. "Que o seu trabalho e sua memória sejam reverenciados. Foi bom ter conhecido Cláudio, trabalhado e ser amigo dele", definiu Requião.

Cláudio Xavier morreu vítima de infarto, na manhã de segunda-feira (8). O ex-secretário era filho do promotor público e deputado estadual Júlio Rocha Xavier e Maria Tereza Xavier. O médico foi casado com Valéria de Moura Xavier, de quem estava divorciado e era pai de Luiz Cláudio e Ana Carolina, falecida de março de 2008.

Carreira

Cláudio Xavier se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1984. Depois fez especialização em Pediatria e Neonatologia, também na UFPR. Durante os anos de 1989 a 1996 exerceu função de Oficial Médico no Hospital Geral do Estado. Também atuou como membro do Corpo Clínico e plantonista do Centro Cirúrgico da Neonatologia do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Por mais de 20 anos trabalhou como pediatra em consultório particular e trabalhou em vários hospitais.

Em janeiro de 2003, Cláudio Xavier assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde. Junto com a equipe que trabalhou o médico fez um planejamento estratégico que tinha como princípio a melhor aplicação do Sistema Único de Saúde em todas as regiões do estado.

Entre outras ações, Cláudio Xavier comandou desde o projeto até a viabilização da construção do maior centro de reabilitação do país, que hoje leva o nome de sua filha que faleceu em 2008, Ana Carolina Moura Xavier.

Foi secretário de Estado da Saúde de 2003 a 2006 e convidado para exercer o mesmo cargo no segundo mandato consecutivo do Governo Requião, em 2007. Neste tempo foi responsável pela implantação da Regionalização da Saúde no Estado e da valorização da atenção básica à saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]