• Carregando...
Cláudio Xavier: vítima de infarto | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Cláudio Xavier: vítima de infarto| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

O corpo do médico Cláudio Murilo Xavier, ex-secretário estadual de Saúde, será enterrado às 10 horas de hoje, no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. Cláudio Xavier, que atualmente exercia a função de assessor especial do governador Roberto Requião, morreu na manhã de ontem, aos 48 anos, vítima de infato. O corpo do ex-secretário foi velado no Palácio das Araucárias, sede do governo estadual.

Cláudio Xavier exerceu a função de secretário estadual de saúde entre os anos de 2003 e 2007. Nesse período, foi responsável pela implantação da Regionalização da Saúde no estado e da valorização da atenção básica à saúde. A frente de secretaria, ele fez um planejamento estratégico que tinha como princípio a melhor aplicação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do estado. Entre outras ações, o médico comandou desde o projeto até a viabilização da construção de um dos maiores centros de reabilitação do país, que hoje leva o nome de sua filha que faleceu em 2008, Ana Carolina Moura Xavier.

Cláudio Xavier era filho do promotor público e deputado estadual Júlio Rocha Xavier e Maria Tereza Xavier. O médico foi casado com Valéria de Moura Xavier, de quem estava divorciado. E era pai de Ana Carolina, falecida em março de 2008, e de Luiz Cláudio.

Carreira

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, Xavier se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1984. Depois, fez especialização em Pediatria e Neonatologia, também na UFPR. Durante os anos de 1989 a 1996 exerceu função de Oficial Médico no Hospital Geral do Estado. Também atuou como membro do Corpo Clínico e plantonista do Centro Cirúrgico da Neonatologia do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Por mais de 20 anos trabalhou como pediatra em consultório particular e em vários hospitais. Em janeiro de 2003, Xavier assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]