• Carregando...

O "Blog do Planalto", criado pela Presidência da República na segunda-feira (31/8), ganhou um clone no dia seguinte, uma página não oficial que mostra exatamente os textos da versão original. A principal diferença é que a página não oficial permite comentários dos leitores sobre o conteúdo.

Em entrevista ao site G1 nesta sexta (4), a criadora do blog clonado, Daniela Silva, diz que considera "grave" o fato de a página do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não permitir comentários dos internautas. "O fato de não poder comentar os assuntos no 'Blog do Planalto' soou como uma não abertura ao debate", disse. "É muito grave não poder deixar posts, quando o objetivo era o de estimular o diálogo e ser transparente."

A assessoria da Presidência da República informou que não tomará nenhuma iniciativa contra o clone do "Blog do Planalto", por considerar que a internet é um território livre e que a cópia dos textos está dentro das regras estabelecidas.

O "Blog do Planalto" usa as licenças "Attribution" e "ShareAlike" de um sistema conhecido como Creative Commons - um regime de licenças de uso de conteúdo intelectual, no qual o autor abdica de alguns direitos de criação para permitir o uso e o compartilhamento do material pelo público.

No caso do "Blog do Planalto", qualquer pessoa pode utilizar todo o conteúdo publicado no blog, desde que dê crédito ao autor original dos textos (como previsto na licença "Attribution") e permita a redistribuição do material pelo mesmo modelo ("ShareAlike").

Ação política

A idéia do "clone" é iniciativa de Daniela, que é jornalista, e de Pedro Markun, consultor de internet. Ambos criaram uma agência de comunicação política, a Esfera, há cerca de dois meses. "A empresa ainda é um embrião, estamos definindo a linha de trabalho. Mas o objetivo é criar discussões sobre como usar as ferramentas tecnológicas para agir politicamente", diz.

O clone do blog do presidente foi a primeira ação pública da Esfera. Segundo a jornalista, a criação da página alternativa ainda não chegou ao objetivo principal, o de gerar discussões sobre os temas políticos.

"Os comentários ainda estão muito relacionados ao fato da página oficial não poder deixar posts. Mas acredito que chegaremos logo no próximo passo, de gerar discussões sobre os temas que são apresentados nos textos reproduzidos do blog original."

Segundo ela, a criação do clone durou apenas meia hora e custou "zero reais". A jornalista diz que, apenas visualmente, o clone tem algumas distinções, já que, segundo ela, não há especificação clara sobre a reprodução do layout na licença do "Blog do Planalto".

Nos próximos dias 3 e 4 de outubro os idealizadores do clone pretendem organizar um encontro entre jornalistas, ativistas e desenvolvedores de ferramentas tecnológicas para discutir melhores formas de utilizar a web em discussões políticas. "Ainda estamos bolando como vamos divulgar esse evento", diz. Uma das possibilidades será usar o twitter para essa divulgação. Foi dessa maneira que o blog clone ficou conhecido.

O endereço oficial do Blog do Planalto é http://blog.planalto.gov.br/. O clone pode ser acessado pelo http://planalto.blog.br/.

Presidência da República

Os assessores da Presidência informaram que a iniciativa de criação do clone não resultará em uma mudança de política de comunicação do Blog do Planalto. Ou seja, a página oficial não será aberta para comentários.

O site G1 perguntou à assessoria se o presidente Lula havia sido informado sobre a iniciativa popular, mas os assessores não deram resposta. Questionados se havia o temor de que o clone fosse mais acessado do que a página oficial do governo por permitir comentários dos internautas, os assessores também disseram que não comentariam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]