i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
investigação

Cunha diz estar ‘absolutamente sereno’ com a denúncia contra ele na Lava Jato

    • Folhapress Web
    • 20/08/2015 19:01
    Eduardo Cunha, presidente da Câmara. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
    Eduardo Cunha, presidente da Câmara.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou por meio de nota que é inocente e está “absolutamente sereno” com as denúncias a seu respeito na Lava Jato.

    Procuradoria denuncia Cunha e Fernando Collor ao STF

    Leia a matéria completa

    “Sou inocente e com essa denúncia me sinto aliviado, já que agora o assunto passa para o Poder Judiciário”, destacou.

    A nota divulgada nesta quinta-feira (20) ocorre após a PGR (Procuradoria-Geral da República) protocolar denúncia contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal). O documento foi entregue no início da tarde.

    A acusação é de que Cunha recebeu propina após o fechamento de contratos entre a Petrobras e a Samsung Heavy Industries, da Coreia, para fornecimento de navios-sondas para a estatal do petróleo.

    O procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu a condenação do deputado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro apontados durante a Operação Lava Jato, que investiga irregularidades na Petrobras.

    Cunha tem negado envolvimento nas irregularidades. Ele acusa o Palácio do Planalto de perseguição e, desde que assumiu a presidência da Câmara, em fevereiro, tem pautado projetos que não contam com aval do governo.

    Na quarta, após notícia de que o envio da denúncia ocorreria nesta quinta, o parlamentar se disse tranquilo a respeito do caso. Eduardo Cunha também afirmou que não pretende se afastar da presidência da Casa.

    Um grupo de deputados críticos aguardava a denúncia para redigir um manifesto pedindo o afastamento de Cunha do cargo.

    Caso o STF acate a denúncia, o mesmo grupo, liderado pelo PSol, pretende entrar com uma representação no Conselho de Ética com pedido de cassação do mandato de Cunha.

    A perda de mandato, após apresentada ao Conselho de Ética, cumpre um rito de tramitação. É designado um relator que se posiciona contra ou favor ao afastamento, posição que precisa primeiro ser votada na comissão e, em seguida, no plenário da Casa.

    Sem ter o mandato cassado, a outra forma prevista regimentalmente para que Cunha seja afastado da presidência é a renúncia, possibilidade já negada por ele.

    O líder do DEM, Mendonça Filho (DEM-PE), não havia lido a denúncia no fim da tarde, mas voltou a afirmar, que ninguém deve ser “blindado, nem condenado” previamente.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

      Receba Nossas Notícias

      Receba nossas newsletters

      Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

      Receba nossas notícias no celular

      WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

      Comentários [ 0 ]

      O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.