• Carregando...
Eduardo Cunha é alvo de processo no Conselho de Ética. | Lula Marques/ Agência PT/Fotos Públicas
Eduardo Cunha é alvo de processo no Conselho de Ética.| Foto: Lula Marques/ Agência PT/Fotos Públicas

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rechaçou nesta terça-feira (16) que esteja manobrando em parceria com o PTB para se favorecer no Conselho de Ética da Casa, onde é alvo de processo por quebra de decoro parlamentar.

Segundo ele, a manobra está sendo realizada pelo PMDB do Rio de Janeiro, que está nomeando deputados titulares do PTB e PSD para abrir vagas para suplentes do PMDB e, assim, favorecer a reeleição de Leonardo Picciani (RJ) para líder do PMDB na Câmara.

“Qualquer coisa que acontece no conselho vira manobra. Eu sei lá o que o PTB fez ou deixou de fazer. Eu tenho lá a ver com o que o PTB faz ou que os outros partidos fazem. Quantas pessoas já saíram e voltaram do conselho nesse período?”, afirmou Cunha. A declaração foi uma resposta ao questionamento se tinha articulado a saída do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que já tinha declarado voto contrário a ele no colegiado, da vaga titular do Conselho de Ética.

Eduardo Cunha é notificado pela Justiça sobre pedido de afastamento

Leia a matéria completa

“Manobra está sendo feita na tentativa de liderança do PMDB, que está trazendo titular, mas não para sair suplente do PMDB e sim para nomear deputados provisoriamente de outros partidos para crescer a bancada. Isso aí é que é a manobra”, afirmou Cunha. Segundo ele, Picciani e a cúpula do PMDB do Rio articularam a nomeação dos deputados Alexandre Serfiots (PSD-RJ) e Deley (PTB-RJ) para vagas nas administrações estadual e municipal do Rio deixadas por Pedro Paulo e Marco Antônio Cabral, ambos do PMDB.

Pedro Paulo e Cabral se licenciaram nesta semana dos cargos de secretário e voltaram aos mandatos de deputados para apoiar a recondução de Picciani. A eleição ocorre nesta quarta-feira (17). Com a nomeação de Serfiots e Deley para essas vagas dos peemedebistas cariocas, o presidente da Câmara, que apoia Hugo Motta (PMDB-PB) na disputa pela liderança de seu partido, lembrou que os suplentes que entrarão nas vagas deles são do PMDB e deverão apoiar Picciani.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]