• Carregando...
Eduardo Cunha teria vendido uma casa no Rio para o traficante Juan Maria Abadia. | Ueslei Marcelino/Reuters
Eduardo Cunha teria vendido uma casa no Rio para o traficante Juan Maria Abadia.| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Relatório do Ministério Público da Suíça mostra que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve que apresentar explicações ao banco Julius Baer sobre a suposta venda de uma casa dele no Rio de Janeiro para Juan Maria Abadia, um dos chefes do tráfico de cocaína na Colômbia. Os documentos, que deram origem a abertura do segundo inquérito contra o deputado, indicam que tratou do assunto numa visita ao escritório do banco em Genebra em junho 2002. Abadia foi preso no Brasil e extraditado para os Estados Unidos.

‘Acho graça pedir minha renúncia e não a da Dilma’, diz Cunha

Leia a matéria completa

“Nosso cliente foi acusado de vender uma casa para um narcotraficante no Brasil. A acusação vem de um rival”, escreveu um dos responsáveis pela Orion SP, uma das quatro contas abertas por Eduardo Cunha e pela mulher, a jornalista Cláudia Cruz, no Julius Baer, na Suíça. Segundo o texto, as acusações tiveram motivação política e não foram comprovadas. No dossiê do banco constam uma reportagem da época sobre a venda da casa de Cunha e cópia de uma retratação de Sergio Antônio Alambert, advogado de Abadia.

No matéria, intitulada “Deputado do Rio teria vendido casa de luxo para Abadia”, o autor diz que a casa, na Costa Verde Fluminense, tem piscina, deck privativo e teria sido vendida por R$ 800 mil. A denúncia sobre o negócio partiu da deputada estadual Cidinha Campos (PDT) e tinha como base informação de Alambert. Em declaração apresentada na 1.ª Vara Criminal do Fórum Regional de Santana, São Paulo.

“O notificado não afirmou, confirmou, por puro equívoco, após ser indagado insistentemente pela deputada Cidinha Campos, que Cunha, o deputado, havia participado da negociação envolvendo o imóvel referido. Logo equivocou-se nesta confirmação e por ela se retrata”, disse o advogado em 11 de dezembro de 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]