• Carregando...
Curitibanos se reúnem em prol da democracia | Henry Milléo / Agência De Notícias Gazeta Do Povo
Curitibanos se reúnem em prol da democracia| Foto: Henry Milléo / Agência De Notícias Gazeta Do Povo

Uma manifestação em prol da democracia aconteceu na tarde deste sábado (15), em Curitiba. O evento, que ocorreu simultaneamente em cidades de diversos países, teve início na capital paranaenses por volta das 13h, na Praça Santos Andrade, no centro. Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes no ato.

Às 14h30, os manifestantes caminharam pelo calçadão da Rua XV de Novembro. A marcha encerrou no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, por volta das 16h. No fim do ato, os protestantes lavaram a escadaria do palácio para simbolizar o fim da corrupção.

Os participantes usaram faixas e máscaras do movimento Anônimos - que lembram a utilizada pelo personagem central do filme V de Vingança (2006). "Usamos as máscaras para manter a privacidade dos manifestantes. O filme mostra um levante contra a corrupção de um sistema ditatorial e nosso ato representa algo bem parecido", diz um dos organizadores do evento que não quis se identificar.

A manifestação, batizada de Democracia Real Brasil, não está vinculada a partidos políticos. Isso foi motivo de discussão durante o protesto, pois uma parte do grupo levava bandeiras partidárias. Apesar do estranhamento entre os participantes, a informação da Polícia Militar – que acompanhou o ato – é de que a manifestação ocorreu pacificamente.

O encontro na capital paranaense foi divulgado pela rede social Facebook. Entre as reivindicações do movimento estão o fim da corrupção, maior transparência - em especial nas contas relacionadas à Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Brasil -, o fim do desmatamento, da manipulação dos meios de comunicação e da discriminação, das mais diversas formas.

Protestos pelo mundo

Manifestantes saíram às ruas de diversas cidades do mundo neste sábado. Em Roma, a data foi batizada de "dia global da raiva" e acabou em violência. O evento também ocorreu em Sydney, Tóquio, Paris e Nova York, entre outras. Os atos protestos são estimulados pelo movimento Occupy Wall Street.

No Brasil, além das cidades paranaenses, ocorreram manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, e diversos outros estados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]