• Carregando...
Richa: reunião do secretariado fará balanço dos dois primeiros anos de gestão | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Richa: reunião do secretariado fará balanço dos dois primeiros anos de gestão| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

O governador Beto Richa (PSDB) convocou para hoje uma reunião com todo o secretariado para fazer um balanço de sua gestão e para iniciar o planejamento de 2013. Será a primeira reunião após as eleições municipais, com sinalizações de que haverá uma reforma nos primeiro e segundo escalão da administração estadual.

É esperado que Richa absorva na administração estadual alguns nomes da atual gestão da prefeitura de Curitiba, derrotada na eleição. E também que dê um espaço maior para o PMDB, PP, PSD e PV em busca de um apoio maior para a sucessão estadual de 2014, quando o governador deve concorrer à reeleição. Outro partido que está no radar do governador é o PSC, do deputado federal Ratinho Júnior. Mas a aliança com Ratinho ainda está sendo costurada.

As mudanças no secretariado só devem ocorrer em janeiro, pois o PMDB deve escolher sua nova direção estadual em 15 de dezembro. Somente após os peemedebistas definirem sua nova direção, é que Richa deve discutir nomes do partido para o primeiro escalão.

O principal empecilho para a ampliação do espaço peemedebista no governo Richa seria a vitória do senador Roberto Requião, desafeto do governador, na eleição interna. Na última segunda-feira, 12 deputados estaduais do partido se reuniram com o ex-governador Orlando Pessuti, o senador Sérgio Souza e o deputado federal Osmar Serraglio. O intuito foi tentar aglutinar duas das três alas do partido, a que está mais próxima de Richa e a encabeçada por Pessuti, para impedir que Requião assuma o partido.

Caso a articulação anti-Requião dê certo, comenta-se nos bastidores que o PMDB ganharia mais duas secretarias, além da pasta do Trabalho, ocupada hoje pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. Mas a informação é desmentida pelos peemedebistas. "Isso é uma coisa estapafúrdia, não há nenhuma negociação para ficar com secretarias. A relação do PMDB com o governo não é fisiológica, é programática, fundada em princípios", rebateu Romanelli, atualmente licenciado do cargo de secretário.

Monitoramento

A reunião com os secretários ocorre no segundo andar do Palácio Iguaçu, em Curitiba, em um Gabinete de Gestão e Informação, espaço que será aberto pelo governador para o monitoramento de ações do governo estadual. Não foram apresentados detalhes de como esse gabinete irá atuar, o que deve ser anunciado hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]