• Carregando...
 |
| Foto:

O presidente Lula disse ontem em almoço com militares, no Clube do Exército, que decidirá sobre o modelo de avião de caça para renovar a frota da Força Aérea Brasileira no início do ano que vem. O governo empurrou a decisão do anúncio sobre o vitorioso para adequação de propostas das três empresas que estão na disputa pela venda dos aviões. A decisão ocorreria em novembro passado. Estão em disputa o Rafale, da francesa Dassault, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing. São aviões de última geração e com vida útil estimada entre 30 e 35 anos. O negócio pode chegar a R$ 10 bilhões.

PEC do Calote

A OAB vai recorrer hoje ao Supremo Tribunal Federal contra a PEC que muda as regras para o pagamento dos precatórios (títulos da dívida pública). O texto permite a estados e municípios retardar o pagamento e obter descontos de dívidas impostas pela Justiça, e determina prioridade para débitos de natureza alimentícia, em especial quando os titulares forem idosos e portadores de doença grave.

Ferido

O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) ainda se recupera da lesão que teve na clavícula depois que ele caiu do palanque no qual estavam o governador Requião e outras autoridades no início de novembro em Paiçandu, Noroeste do estado. Ontem na convenção estadual do PMDB, Balbinotti evitava os tapinhas nas costas e só cumprimentava as pessoas com a mão esquerda, seguido sempre da explicação: "Ainda estou me recuperando da queda do palanque".

Deixa pra depois

Aprovado na semana passada pelo plenário da Câmara Federal, o reajuste salarial dos servidores da Casa deve ser analisado pelo Senado somente em 2010. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse ontem que a matéria é "controversa", por isso deve ser analisada com mais cautela – já que o reajuste só entrará em vigor em julho do ano que vem.

Escola

A União dos Vereadores do Paraná lança amanhã a Escola do Legislativo, às 14 horas, no Hotel Caravelle, em Curitiba. A escola tem como objetivo qualificar os vereadores do estado.

Venezuela

O protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul abri­­rá hoje a pauta de votações do plenário do Senado. Esta é a última semana de votações no Congresso Nacional antes do recesso parlamentar. A oposição é contra a inclusão da Venezuela no bloco comercial. Desde que foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores, no final de outubro, DEM e PSDB prometem obstruir a votação em protesto.

Despercebido

O ex-prefeito de Curitiba e atual presidente da Cohapar, Rafael Greca, passou despercebido ontem durante a inauguração do Hospital Infantil Regional em Campo Largo. Em vez de ficar no espaço reservado para autoridades, Greca ficou encostado numa pilastra assistindo ao dicurso de Requião. Horas depois, já na convenção estadual do PMDB, Greca esperou o governador na porta do restaurante. Assim que Requião chegou, Greca disparou: "Deixa eu dar um abraço em você enquanto você não é presidente", citando a pré-candidatura de Requião à Presidência da República.

Imprensa

O presidente Lula disse ontem, na cerimônia de abertura da 1.ª Conferência Nacional de Comunicação, que tem "orgu­lho em dizer que a imprensa no Brasil é livre, apura e deixa de apurar o que quer, divulga e deixa de divul­­gar o que quer, opina e deixa de opinar quando quer." Ele criticou o que chamou de ex­­cesso da imprensa. Mas disse que o remédio para isso é a própria liberdade, porque o leitor, o telespectador, são rigorosos.

Pinga-fogo

"As previsões conservadoras que a prefeitura (de Curitiba) têm feito (em relação a receitas) acabam inviabilizando um planejamento mais eficiente nos gastos públicos. Por isso todo final de ano recebemos uma enxurrada de créditos adicionais."

Pedro Paulo (PT), vereador de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]